quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

EXAME DE FAIXA - ASS. HWARANG RYU

Exame de Faixa

No dia 07 de Junho de 2008, a Associação Hwarang Ryu de Hapkido realizou mais um exame de graduação de faixa. Na rua Matias Aires, Consolação - centro de São Paulo.
Com os alunos do Professor Renato, Hiago Belisário e João Antônio.
Ambos candidatos a Faixa Amarela de Hapkido.

A realização desse exame teve como avaliador, Mestre João Batista.
Onde foi cobrado requisitos técnicos de Quedas e Rolamentos, aplicações e execuções de Chutes, Socos e Defesa. 05 Aplicações de projeção ao solo e 09 finalizações de chão, total de 30 execuções de torção e chaves de braço, finalizando com (Shiai Kumitê) – combate.
Onde cada candidato teve 2 lutas de 2 minutos cada.

O objetivo da luta serve para demonstrar o conhecimento que o aluno conseguiu absorver ao longo do treino de faixa branca.

Na Associação Hwarang Ryu de Hapkido quando um de seus alunos se candidatam a participar de uma avaliação para mudança de faixa, a partir do momento em que ele sobe no “Tatame” ele passa a ser avaliado tanto técnicamente quanto psicológicamente.

Observando sua reação de resposta ao executar os movimentos solicitados pelos nomes e sua ação de serenidade, concentração e fidelidade aos movimentos solicitados, ou seja:
O candidato não pode inventar ou acrescentar movimento não existente nas execuções devido o esquecimento ou nervosismo.

Todos os movimentos e ações do candidato são avaliados e pontuados, para que no final do exame o aluno atinja uma pontuação exigida para que se mude de faixa.

Em exceção ao combate não existe pontuação apenas é acrescentado uma observação ao seu desempenho na luta.
Pois cada pessoa tem um tempo de resposta, ação e conduta no combate, devido a essa individualidade, não existe pontuação a esse critério.

A Associação Hwarang Ryu de Hapkido, no período de 2 meses antes da realização dos exames de mudança de faixa, o aluno deve fazer um pré-exame de preparação, avaliando como andam seus conhecimentos dentro do Hapkido, onde também o aluno se submete a uma prova escrita, contendo um assuntos históricos sobre a arte, exigivel em sua faixa.

Esse pré-exame de faixa não é cobra nem um valor financeiro, apenas o esforço do aluno.
O aluno sendo aprovado ele passa a ter o direito de portar na ponta de sua faixa uma tarja preta indicando um graú acima do conhecimento exigido pela atual faixa e apto a se preparar para sua futura mudança de faixa.

Veja fotos do Exame:

A esquerda na foto Professor Renato dando os comandos para a execução dos golpes
A Direita no fundo o aluno João Antônio e a frente o aluno Hiago Belisário














Ao fundo de Kimono preto Mestre João Batista e seu aluno Victor auxiliando nas avaliações















Os alunos Hiago e João a frente e Professores João Batista e Renato ao fundo















Os alunos João e Hiago uma semana após o exame já com suas faixas Amarela na cintura












Agradecemos aos alunos Hiago e João pelos esforços demonstrados nos treinos e acreditamos que a faixa não se conquista apenas em uma única avaliação de exame marcada em uma determinada data.
E sim a próxima faixa se conquista pouco a pouco nos treinos.

Parabéns aos dois pelo belíssimo desempenho que demonstraram e agradecemos também ao Mestre João Batista pela paciência de poder nos avaliar e como sempre nos adicionar detalhes riquíssimos que sempre tem como objetivo a melhorar nosso Hapkido.

A Associação Hwarang Ryu de Hapkido, agradece a todas as pessoas envolvidas na realização desse pequeno exame de faixa.
Além de nós com certeza o Fundador Young Sool Choi agradece a todos pela continuidade de sua obra que é o Hapkido.

Professor Renato.

Nenhum comentário: