quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS NO BRASIL

A Nippon Budokan, entidade japonesa que congrega artes marciais, realizou no dia 09 de novembro de 2008, uma apresentação única com Mestres e lutadores das mais importantes artes marciais japonesas (Budo), que aconteceu no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo.

Comemorando o Centenário da Imigração Japonesa, o evento foi direcionado para apreciadores de artes marciais e públicos em geral.
Os organizadores realizaram um espetáculo raro até mesmo no Japão, onde existem mais de 5 milhões de adeptos.

No total, 76 pessoas compõem a comitiva japonesa, entre atletas e renomados mestres das artes marciais, algumas conhecidas e difundidas no Brasil como o aikidô, judô, jukendô, karatê, kendô, kyudo, naguinata, shorinji-kempo e sumô.
O destaque da programação foi à apresentação do Kobudo, que representa a essência das artes marciais.

O Kobudô preserva os antigos preceitos originais e filosofia que nortearam a luta marcial, utilizados nos campos de batalha pelos samurais como arma letal. Com o passar do tempo, a arte se transformou e hoje constitui, no Japão e no mundo, uma prática esportiva para desenvolver mente, espírito e corpo.

Os representantes do Nippon Budokan também ministraram um seminário “A História do Budô e o seu espírito”, no dia 7 de novembro, com participação de Fuminori Nakiri, presidente dos pesquisadores de Budo no Japão e Katsuhiko Kashiwazaki, professor da Faculdade Internacional de Budo.
Houve também uma demonstração de Kobudô no estilo Shojitsuken. Onde mestre Masaru Kanzaki, vestido uma armadura de samurai e utilizando uma espada verdadeira, cortou um arranjo de palha.

Antes do inicio do evento, houve um treino aberto ao público, entre 10h30 e 13h. E no final, após as demonstrações, a Nippon Budokan, entidade japonesa que congrega as artes marciais, organizou um workshop de diversas modalidades, das 17h às 18h.

Apesar da arte do Hapkido não estar presente neste evento, com certeza a arte de Mestre Young Sool Choi (Fundador do Hapkido), iria agregar as belíssimas demonstrações de artes marciais.
Mesmo assim foi possível observar as modalidades que se assemelham ao Hapkido. Como o Aikido e Shorinji Kempo

Com isso podemos analisar como deve ter sido o caminho que Mestre Choi percorreu no período em que viveu no Japão.
E como deve ter sido seu treinamento com seu Mestre Sokaku Takeda.

Veja abaixo as fotos desse evento:
Abertura do evento com os representantes de cada modalidade
O evento deu inicio com o Kyudo onde realizaram demonstrações com alvos com mais de 50 metro de distância
Jorinji Kempo modalidade muito semelhante com o Hapkido em aplicações de chutes, socos e torções
Naguinata bastão longo com uma foice na ponta, muito praticado pelas mulheres japonesas
Kobudo Motubu Udunty arte secreta da família Motobu, pouco conhecida no Brasil
Aikido, considerado o irmão do Hapkido devido suas aplicações técnicasJudô arte em sua excelência em seus arremessosKobudo Arakiryu Kempo modalidade onde se utiliza diversos armamentosKobudo Shojitsuken Rikataichiryu modalidade de esgríma japonesaPara os amantes das artes marciais, esse foi um evento que com certeza ficara na história.
Esperamos que eventos dessa grandeza voltem a acontecer no Brasil.

Professor Renato

Nenhum comentário: