sábado, 31 de janeiro de 2009

DIA NACIONAL DE HAPKIDO - 2009

Existe dia do Hapkido?

Sim!

Nacionalmente falando sim.


No dia 25 de Janeiro de 2009, se deu a realização da 5º edição comemorativa desse que a cada ano, vem se tornando um dia de extrema importância no calendário nacional das artes marciais no Brasil.

Mas por que justamente no dia 25 de Janeiro?

A idéia de se criar uma data comemorativa do Hapkido brasileiro surgiu em 2004.
Pela entidade recém criada Liga Nacional de Hapkido no estado de São Paulo.

Buscando uma forma de unir os hapkidoistas brasileiros, para uma comemoração nacional. Realizou-se pela Internet, uma enquête sobre qual data deveria ser estipulada como dia do Hapkido?

Onde se colocou como votações datas como: a chegada do Hapkido no Brasil, data da primeira academia de Hapkido no Brasil, e etc.

E por fim a enquête mais votada foi o dia 25 de Janeiro.
Dia esse que no ano de 1974, realizou-se o primeiro exame de faixa preta de Hapkido no Brasil.
Realizada pelo Mestre Jung Jae Park 10º Dan.

A partir da escolha, essa data comemorativa passou a ser praticada primeiramente em São Paulo e logo mais a idéia contagiou outros estados brasileiros.
Onde entidades e academias de Hapkido passaram a se organizar, para a realização de eventos comemorativos desse dia.

E no ano de 2009, não foi diferente com mais adeptos dessa festa, o dia 25 de Janeiro foi um dia de muita alegria para o Hapkido brasileiro.

Algumas cidades cumpriram com a data comemorativa, realizando encontros, demonstrações em locais públicos e convites de treino em academias.

Estiveram envolvidos os estados do Rio de Janeiro liderada pelo Prof. José Evaristo da (Ass. Carioca de HKD Tradicional), onde se realizou uma apresentação aberta ao publico na Sociedade Amigos do Chi, Ceará - Fortaleza onde o Prof. Rodrigo Dornelles da (Escola Dragões de Prata de HKD), realizou um treino especial com seus alunos e convidados, Minas Gerais – Boa Esperança, Prof. Matusalém Silva da (Acad. Arena de Hapkido), onde também realizou um treino especial comemorativo com seus alunos, São Paulo, realizou um encontro entre academias no Parque Vila Lobos, organizado pelo Prof. Reinaldo Sereno da (Federação Brasileira de Hapkido Tradicional), em Salvador na Bahia, prof.José Simões do (Clube de Arte e Luta), realizou um treino noturno ao ar livre
Também as cidades de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Arujá, Ubatuba, Salto, Itu e Guarujá, compartilharam dessa mesma data.

Algumas academias aproveitaram a data comemorativa, e realizaram além de treinos especiais, exames e entrega de faixa aos seus alunos.
Como foi o caso no Rio de Janeiro.

Em São Paulo - Capital, academias da capital e interior, realizaram um treino descontraído em parque, com a integração de alunos e professores, onde puderam trocar técnicas com parceiros diferentes e academias diferentes.

Em Salvador aproveitaram o calor do verão e realizaram um treino noturno a céu aberto.

O dia com certeza para aqueles envolvidos foi um dia especial para se vestir o “Dobok” ou “Kimono” (uniforme de treino).
Pois havia um motivo especial de se estar ali diante seus amigos de treino, onde a 35 anos atrás haviam um grupo de jovens prestes a se tornarem os primeiros faixas pretas de Hapkido no Brasil.

Com certeza, para a turma de alunos de 1974, o dia 25 de Janeiro foi um dia marcante na vida de cada um deles, assim como aqueles que prestigiaram esse dia praticando o Hapkido.

Alegre-se, pois esse foi seu dia.

O dia Nacional do Hapkido.

Parabéns.

Veja abaixo um Slide com fotos



Professor Renato.

Nenhum comentário: