quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

VOTOS DE BOAS FÉSTAS


O BLOG HAPKIDO SÉRIO, deseja aos praticantes da arte do Hapkido e a todos os praticantes de artes marciais, um Feliz Natal e um ano novo cheio de Saúde, Paz e Amor!


Agradeço a todos os meus Amigos, Professores, Mestres e principalmente aos meus alunos de Hapkido que contribuíram e contribuem, para o meu desenvolvimento e crecimento nessa arte que tanto adoro que é o Hapkido.
E através deles que crio expiração para me dedicar cada vez mais.

Agradeço também minha futura esposa Ivone Carvalho pela sua paciência nos momentos de cansaço nos Eventos e Campeonatos me dando forças, apoio e idéias para a continuidade do meu trabalho pelo Hapkido.

Que em 2009, seja um ano prospero para o Hapkido. Que essa arte possa ter cada vez mais destaque no cenário nacional brasileiro e que seja um ano vitorioso para as entidades que tratam o Hapkido com seriedade e respeito.

Sucesso Hapkido!

Esses são os votos da Associação Hwarang Ryu de Hapkido

Professor Renato.

1º CAMPEONATO BRASILEIRO NA BAHIA

Aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro, na cidade de Lauro de Freitas , vizinha a cidade do Salvador na Bahia, o 1º CAMPEONATO BRASILEIRO DE HAPKIDO SUNGJADO NO ESTADO DA BAHIA.

Este foi um campeonato aberto a todos os estilos e organizações de Hapkido do Brasil.

O evento foi marcado pelo grande clima de união e amizade, com a participação de 8 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Paraná.


Representando esses estados o campeonato contou com 300 atletas inscritos.

Os atletas foram agraciados com troféus e medalhas de ótima qualidade. Nas categorias de salto em distância e altura, defesa pessoal, armamento, e combate.

Também houve demonstrações de apli
cações de golpes por equipe e quebramento.

O campeonato contou com a organização do Clube da Luta – Mestre José Simões e parceria com a Sungjado Brasil – liderada por Mestre Da
yverson Wagner. Mestre José Simões recebeu o título de 1º Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico e Dr. José Augusto Maciel Torres, Vice-Presidente do Depto. de Medicina Oriental da mesma Confederação.
Mestre Miguel Santos também recebeu o título de Diretor técnico da Bahia.


O campeonato foi uma grande realização e sucesso n
o estado baiano.
Este evento também teve como propósito de divulgar cada vez mais a arte do Hapkido no Estado da Bahia e em todo o Brasil, visando uma integração maior entre estilos, mestres, professores e praticantes, com objetivo de atrair os melhores atletas num intercambio de técnicas, fazendo assim crescer o nível do Hapkido Brasileiros.


Veja abaixo o Slide com fotos do campeonato:
E assim o ano de 2008 se encerra com esse campeonato de Hapkido no estado da Bahia que foi um sucesso e com certeza vai a trazer conseqüências positivas para o crescimento do Hapkido brasileiro.

Tornando essa modalidade cada vez mais respeitada e unida em termos de organizações no parâmetro das artes marciais no Brasil.

Parabéns aos organizadores pela realização desse belíssimo campeonato.
Desejando que em 2009 esse evento seja ainda maior.

Professor Renato.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SEMINÁRIO COM MESTRE PARK SUNG JAE

Nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Itapetininga interior de São Paulo, foi o palco de um dos eventos mais esperados do ano de 2008.
Realizou-se o Seminário Nacional de Hapkido com o Grão Mestre Park Sung Jae 10º Dan, uma das principais figuras do Hapkido do cenário nacional.

Onde é praticamente impossível se falar de Hapkido brasileiro sem tocar no nome de Mestre Park.

Este evento contou com a presença de muitos faixas pretas de nome em nosso país de diferentes Cidades, Estados e Organizações.

Esse excelente seminário surgiu da idéia e da organização da Associação de Hapkido de Contato Itapetininga - pelo Mestre Marcos Silvério 4º Dan, com parceria com a Federação Paulista de Hapkido – Song Un Kim 8º Dan.

Nesse seminário foi possível presenciar Mestre Park em ação, em demonstrações técnicas desse que é uma lenda viva do Hapkido mundial. Além das belas exibições técnicas de Mestre Park.

O que também chamava a atenção, foi o belo cenário montado para a realização desse evento.
Um ambiente repleto com fotos históricas do Hapkido, a montagem de um telão com a exibição de técnicas, e o mais simples e por que não o mais bonito um “Tori” (Portal Oriental), feito de Bambu.

Nesse mesmo seminário também foi possível reunir o maior número de representantes de cada organização, onde a partir dai surgiu elaboração de uma proposta de unificação do Hapkido nacional em termos de parceria.
Com o objetivo de tornar o nível do Hapkido brasileiro, cada vez mais firme e forte.

Veja abaixo o Slide com fotos e vídeo do seminário


Nós da As
sociação Hwarang Ryu de Hapkido, damos nossos sinceros parabéns a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente pela colaboração e atitude de realização desse seminário.
Que ao nosso ver é mais que isso, é uma homenagem ao Mestre Sung Jae Park.

Organização:







Professor Renato.

7° FESTIVAL DE HAPKIDO

7º Festival de Hapkido
A Federação Paulista de Hapkido promoveu no dia 17 de Novembro de 2008 no Centro Recreativo do Trabalhador. O 7º Festival de Hapkido na cidade de Atibaia em São Paulo. O Festival contou com a participação de diversos atletas de academias e associações espalhas pela capital, interior e litoral de São Paulo. Essa sétima edição contou com a presença de algumas artes marciais especialmente convidadas como o Kung Fu e TaeKwondo.

O Evento também contou com profissionais da área de massagem terapêutica, aplicando e divulgando os benefícios que esse tipo de trabalho e tratamento pode oferecer as pessoas.

Sob a organização de Mestre Song Um Kim 8º Dan, atual presidente da Federação Paulista de Hapkido. Como ele mesmo concluiu: “Foi um grande sucesso para o Hapkido”.

Aqueles que tiveram presente no Festival de fato puderam comprovar a excelente apresentação realizadas pelos hapkidokas, mas as excepcionais demonstrações do Kung Fu que apresentaram a folclórica dança do Dragão chinês, e a belíssima performance dos atletas do TaeKwondo.

Para o ano de 2009, a organização do evento promete a realização da oitava edição do Festival e com boas surpresas.
Vamos aguardar.

Veja abaixo o Slide com fotos do 7ºFestival de Hapkido de 2008
Parabéns aos organizadores desse belíssimo festival, esse evento com certeza já se tornou um tradicional para calendário do Hapkido brasileiro.
Aguardamos e torcemos para que o ano de 2009 o festival faça tanto sucesso como esse foi.
Parabéns a todos envolvidos.

Organização:
Professor Renato.

SEMINÁRIO COM MESTRE NAKAEMA

No dia 16 de Novembro de 2008 se realizou o Seminário com Mestre Paulo M. Nakaema em São Paulo.
Mestre Nakaema 10º Dan, um estudioso assíduo das artes marciais. Com mais de 50 anos de prática um dos pioneiros no Brasil, realizou um seminário, onde as pessoas que puderam participar desse evento com certeza obtiveram um conhecimento de grande valia tanto técnico como histórico.

Este seminário contou com a participação de faixas coloridas como faixas pretas. Onde se contou com uma rigorosa programação envolvendo: Aquecimento, Respiração e seu Sistema, estudo das 4 e 8 direções de Ataque e Defesa, Aplicação e Saída de Torção e Imobilização e finalizando com o resgate dos grandes mestres (parte histórica), perguntas e respostas e a conclusão da entrega dos certificados.

Como Mestre Nakaema é rígido com o cumprimento dos horários, não devia perder em momento algum as explicações feitas por ele.

Esse seminário teve a colaboração da Academia Companhia Athlética e a realização da Associção Guichin Kai e Coordenado pela Nagô Budokan do Brasil. Mestre Nakaema também nos revelou sua grande admiração por Miyamoto Musashi (grande samurai espadachim japonês), através disso nos direcionou aos mandamentos seguidos por Musashi e por que não ser seguido por nós praticantes de artes marciais.

• NÃO PENSE COM DESONESTIDADE
• A PERFEIÇÃO ESTÁ NO TREINAMENTO

• TRAVE CONTATO COM TODAS AS ARTES

• CONHEÇA O CAMINHO DE TODAS AS PROFISSÕES

• APRENDA A DISTINGUIR GANHO E PERDA NOS ASSUN
TOS MATERIAIS
• DESENVOLVA O JULGAMENTO INTUITIVO E A COMPREENSÃO DE TUDO

• PERCEBA ÀS COISAS QUE NÃO PODEM SER VISTAS

• PR
ESTE ATENÇÃO ATÉ AO QUE NÃO TEM IMPORTÂNCIA
• NÃO FAÇA NADA QUE DE N
ADA SIRVA

Veja fotos do seminário:
Mestre Nakaema demonstrando exercíco de respiração e seus benefícios
Mestre Nakaema demonstrando as 8 direções de Ataque e DefesaMestre Nakaema executando saída de torção de braço Assuntos históricos e pergurtas ao Mestre NakaemaTérmino do seminário
Integrantes da Associação Hwarang Ryu Prof. Renato e João Batista
A Associação Hwarang Ryu de Hapkido das os parabéns ao Mestre Nakaema pelo excelente seminário.
Todo o reconhecimento de seu trabalho é pouco.

Professor Renato.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CAMPEONATO HAPKIDO KIDS

Foi realizado no dia 15 de Novembro de 2008 o Campeonato Hapkido Kids, na ACM Lapa em São Paulo.

Esse campeonato teve como organização as escolas Hapkido de Ubatuba, Equipe Kwan Won de Hapkido e Kyorugui Kwan Hapkido Tradicional em parceria com a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional.
Evento esse destinado às crianças e jovens adolescentes praticantes de Hapkido.
Contando com apresentações de golpes livres como chutes e socos, saltos e rolamentos e demonstrações de Defesa Pessoal.
As crianças junto de seus pais e professores, realizaram um campeonato descontraído e animado.

Cheios de concentração e vigor físico, as ferinhas do Hapkido demonstraram um desempenho muito além do esperado.
Tornando esse campeonato um ponta pé inical para um importante passo para o Hapkido brasileiro infantil divulgando cada vez mais essa belíssima arte marcial, e com certeza dando um grande valor a vida dos jovens praticantes.
Onde através das artes marciais poderão conhecer e adquirir respeito, humildade e se tornarem um cidadão de bem. O Brasil agradece.
Veja fotos:
Organizadores e mini atletas do Hapkido brasileiroAcademias presentes
Mini atletas em açãoSaudação após a apresetanção Execução de chute
Execução de Defesa pessoalUma arte marcial adaptada para crianças como o Hapkido, demonstra e promove o ensino da auto estima, auto controlo e auto defesa. Através dos treinos e da cultura do Hapkido as crianças beneficiam da libertação de energia, stress relacionado com a vida moderna e aprendem a estabelecer os seus próprios objetivos e os métodos para os alcançar.

No mundo de hoje, os valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Os pais frequentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contacto com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contacto com companhias inadequadas. Além disso, as escolas em geral, dão prioridade ao aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

A prática de Artes Marciais sob orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde.

Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta das Artes Marciais auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Nos da Associação Hwarang Ryu de Hapkido damos os parabéns aos organizadores desse evento e aos professores desses jovens.
O Hapkido brasileiro agradece pelo empenho!

Organização:













Professor Renato.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES MARCIAIS NO BRASIL

A Nippon Budokan, entidade japonesa que congrega artes marciais, realizou no dia 09 de novembro de 2008, uma apresentação única com Mestres e lutadores das mais importantes artes marciais japonesas (Budo), que aconteceu no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo.

Comemorando o Centenário da Imigração Japonesa, o evento foi direcionado para apreciadores de artes marciais e públicos em geral.
Os organizadores realizaram um espetáculo raro até mesmo no Japão, onde existem mais de 5 milhões de adeptos.

No total, 76 pessoas compõem a comitiva japonesa, entre atletas e renomados mestres das artes marciais, algumas conhecidas e difundidas no Brasil como o aikidô, judô, jukendô, karatê, kendô, kyudo, naguinata, shorinji-kempo e sumô.
O destaque da programação foi à apresentação do Kobudo, que representa a essência das artes marciais.

O Kobudô preserva os antigos preceitos originais e filosofia que nortearam a luta marcial, utilizados nos campos de batalha pelos samurais como arma letal. Com o passar do tempo, a arte se transformou e hoje constitui, no Japão e no mundo, uma prática esportiva para desenvolver mente, espírito e corpo.

Os representantes do Nippon Budokan também ministraram um seminário “A História do Budô e o seu espírito”, no dia 7 de novembro, com participação de Fuminori Nakiri, presidente dos pesquisadores de Budo no Japão e Katsuhiko Kashiwazaki, professor da Faculdade Internacional de Budo.
Houve também uma demonstração de Kobudô no estilo Shojitsuken. Onde mestre Masaru Kanzaki, vestido uma armadura de samurai e utilizando uma espada verdadeira, cortou um arranjo de palha.

Antes do inicio do evento, houve um treino aberto ao público, entre 10h30 e 13h. E no final, após as demonstrações, a Nippon Budokan, entidade japonesa que congrega as artes marciais, organizou um workshop de diversas modalidades, das 17h às 18h.

Apesar da arte do Hapkido não estar presente neste evento, com certeza a arte de Mestre Young Sool Choi (Fundador do Hapkido), iria agregar as belíssimas demonstrações de artes marciais.
Mesmo assim foi possível observar as modalidades que se assemelham ao Hapkido. Como o Aikido e Shorinji Kempo

Com isso podemos analisar como deve ter sido o caminho que Mestre Choi percorreu no período em que viveu no Japão.
E como deve ter sido seu treinamento com seu Mestre Sokaku Takeda.

Veja abaixo as fotos desse evento:
Abertura do evento com os representantes de cada modalidade
O evento deu inicio com o Kyudo onde realizaram demonstrações com alvos com mais de 50 metro de distância
Jorinji Kempo modalidade muito semelhante com o Hapkido em aplicações de chutes, socos e torções
Naguinata bastão longo com uma foice na ponta, muito praticado pelas mulheres japonesas
Kobudo Motubu Udunty arte secreta da família Motobu, pouco conhecida no Brasil
Aikido, considerado o irmão do Hapkido devido suas aplicações técnicasJudô arte em sua excelência em seus arremessosKobudo Arakiryu Kempo modalidade onde se utiliza diversos armamentosKobudo Shojitsuken Rikataichiryu modalidade de esgríma japonesaPara os amantes das artes marciais, esse foi um evento que com certeza ficara na história.
Esperamos que eventos dessa grandeza voltem a acontecer no Brasil.

Professor Renato

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

2° FESTIVAL ORIENTAL DA PRIMAVERA

Foi realizado no dia 28 do mês de Setembro de 2008, o II Festival Oriental de Primavera.

Evento
esse que vem trazer ao público de São Paulo, a riqueza das artes marciais e a beleza da cultura oriental ao nosso país.

Pela segunda vez o evento atraiu diversas pessoas que vieram prestigiar as belas apresentações de artes marciais.
E comemorando o centenário da imigração japonesa no Brasil, esse ano tivemos apresentações especiais principalmente com o grupo de instrumentos e musica orientai folclórica.


Pelo segundo ano, o festival foi r
ealizado na Companhia Athlética do Shopping Anália Franco em São Paulo. Com apoio da Coordenação e Departamento de Esportes e Lutas – Prof. Roberta Ferreira (CIA Athlética) - Organizado pela Associação Gichin Kai – Prof. João Batista.

A Associação Hwarang Ryu de Hapkido, marcou presença neste evento.
Realizando demonstrações de aplicações de golpes e arm
amentos. Houve também a participação de duas atletas profissionais da arte do Judô, campeãs mundiais em suas categorias que demonstraram um dos "Katas" (Formas), raramente visto e demonstrado ao público.

O evento foi um sucesso sem igual, arrancando aplausos freqüentes da platéia presente a cada apresentação.


O Festival desse ano ficou marcado pela presença e a participação de Mestre Nakaema – 10º Dan, praticante devoto às artes marciais com mais de 50 anos de prática onde ainda se mantém em atividade.
Mestre Nakaema recebeu uma grande homenagem pelos anos de dedicação às artes marciais.

Professor João Batista no final do evento foi surpreendido pelos seus alunos, quando recebeu uma homenagem e a graduação de 6º Dan das mãos de Mestre Nakaema.
O evento também
arrecadou doações para a Fraternidade Irmã Clara que da assistência ao portador de paralisia cerebral.
Veja abaixo as fotos do festival:
Abertura do Festiva Oriental de Primavera
Professor João Batista apresentando os professores presentes e suas respetivas modalidade
Demonstração de golpes
Crianças realizando "Tameshiwari" (quebramento de madeira)
Apresentação especial de musica orientalProfessor João Batista parabenizando o grupo musical com uma "Bonsai"(árvore pequena)
Aluna Karol realizando demonstração com TonfaProfessor João Batista e aluno demonstrando luta com "Bô" (bastão longo) As mulheres tiveram sua apresentação especial com o "Hakamá" (vestimenta tradicional)Mestre Nakaema realizando "Tanjôn" (exercício de respiração)Mestre Nakaema sendo homenageadoProfessor João Batista recebendo a graduação de 6º DanProfessores João Batista e Renato ao lado de Mestre NakaemaEsse foi um grande Festival com besíssimas demonstrações de artes marciais e música oriental.
Parabéns a Associação Gichin Kai pela organização e realização desse evento.
Nós da Associação Hwarang Ryu de Hapkido nos sentimos orgulhosos em poder participar dessa que foi uma grande festa.
Obrigado!
Professor Renato

Quer ver mais fotos desse evento?
click no link abaixo:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=473354093984702579&aid=1229495313