terça-feira, 25 de agosto de 2009

HAKIDO PARA DEFICIENTES VISUAIS

A força do Hapkido para os deficientes visuais

Deficientes visuais superam as dificuldades, e se destacam no Hapkido.


Na cidade de Salvador, Bahia mestre Crisólito Assis 4º Dan em Hapkido, presidente da Associação Phoenix de Hapkido. Realiza com muito orgulho um trabalho magnífico junto aos deficientes visuais, que buscam no Hapkido uma forma de se preparar para os desafios e as dificuldades do dia a dia.


Mestre Crisólito nos conta que a tempos havia a grande vontade de realizar um trabalho junto aos deficientes visuais. Mas foi na faculdade de Educação Física que teve a oportunidade de conhecer um professor de capoeira que realizava um trabalho semelhante.


E foi no Centro de Apoio Pedagógico aos deficientes visuais no bairro de Nazaré, que obteve orientações necessárias para poder realizar esse trabalho. Após expor suas idéias aos diretores do centro de apoio, que finalmente conseguiu introduzir o Hapkido junto aos demais trabalhos a essa instituição.


O planejamento das aulas de Hapkido de mestre Crisólito se refere principalmente a pontos de referencias no ambiente e no próprio corpo do aluno. Com o objetivo de se orientarem no momento das execuções dos movimentos e assim realizarem com segurança e sem oferecerem nem um tipo de risco a si mesmos e a

os outros alunos. Alem do trabalho de espaço-tempo, mestre Crisólito procura explorar mais os outros sentidos que consequentemente se desenvolvem, mas principalmente o tato, o toque que facilitam muito na defesa pessoal.


Esse trabalho esta sendo tão bem desenvolvido, que os frutos já começaram a aparecer. Onde alguns dos alunos além de estarem hábitos a realizarem exames para mudanças de faixas, também já

participaram do Campeonato Brasileiro De Hapkido Sungja Do realizado na Bahia no final de 2008, e se preparam para o Campeonato Mundial de Hapkido Olímpico na cidade de Curitiba.

Mas além da parte séria de aprendizagem no Hapkido, existem momentos de descontração nas aulas.

Diz mestre Crisólito:

“É importante tornar o aprendizado prazeroso através de atividades que sejam divertidas. As pessoas sempre relacionam ludicidade somente às crianças, enquanto na verdade vários jogos e atividades podem ser incluídos também em aulas com adultos, e quando mixados com o conteúdo da arte marcial torna-se ainda mais interessante trazendo sempre ótimos resultados”.


Mestre Crisólito pensa instituir esse magnífico trabalho de deficientes não só aos visuais, mas também aos deficientes auditivos. Acreditando que o principal papel do esporte na vida dessas pessoas será a inclusão social. Pois assim eles poderão sentir que também podem obter sucesso na vida por eles próprios. O esporte é um meio, uma ferramenta para que a sociedade perceba que o deficiente também possui grandes potencialidades. E quanto mais esse trabalho for disseminado mais trará boas repercussões e bons exemplos.


Mas essetrabalho já gerou incentivo e vontade de outras pessoas querem levantar essa bandeira. Hoje mestre Crisolito recebe ajuda de sua assistente e monitora Rosana Sousa. Também praticante de Hapkido, Rosana apoia e auxilia nas aulas. Criando um élo de esforço e vontade em ver seus amigos progredirem...


Mestre Crisólito revelou ao BLOG HAPKIDO SÉRIO que no inicio desse trabalho, sentiu muito receio. Mas como um bom hapkidoista resolveu enfrentar esse desafio, e hoje nos conta que tudo isso acrescentou muito em sua formação como educador físico, pois aprendeu que temos que ter uma visão além do que aprendemos na faculdade. Uma visão global através de pesquisas e aceitação de novos desafios só faz acrescentar na nossa experiência não só acadêmica, mas também na experiência de vida. A cada dia que pode ver a cada passo de cada conteúdo aprendido por seus alunos, foi uma imensa satisfação pessoal e profissional. O mais importante de tudo é perceber que com as mesmas pessoas a quem ensinamos podemos também aprender, e muito.


Veja abaixo um Slide com fotos

O BLOG HAPKIDO SÉRIO da os parabéns ao mestre Crisólito pelo excelente trabalho. Seu espírito de solidariedade engrandece o Hapkido.

Parabéns.


Maiores informações


Editor Renato Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

Que trabalho maravilhoso esse rapaz esta fazendo. Espero que Deus proteja ele sempre para que possa continuar com essa dedicação à pessoas deficientes. Crisolito Assis meus parabéns e muito obrigada por você existir.

Carlos Alberto Chaves Pessoa Junior disse...

Iso é que eu chamo de verdadeiro espirito indomavel. Ensinar os outros a transcender os limites do que tantos chamam de impossivel é vecer o medo e o preconceito que existem em cada um de nós.