quarta-feira, 24 de setembro de 2008

QUAL O SIGNIFICADO DA FAIXA PRETA?

Com certeza você sendo aluno ou professor algum dia alguém já lhe deve ter perguntado.

Quanto tempo leva para se chegar na Faixa Preta?

Com isso você deve ter dado uma explicação de fácil compreensão, ou até mesmo chegou a estipular um determinado tempo para se conquistar a tal faixa.

Algumas pessoas idealizam a Faixa Preta como um objeto de poder, de soberania, de força, de conhecimento, de respeito ou até mesmo o ultimo estágio a se atingir nas Artes Marciais.
Mas tudo isso são falsos conceitos!
Pois com a conquista da Faixa Preta, você não se torna mais poderoso nem mais forte.
Então para que serve a Faixa Preta? Uma simples tira de tecido preto amarado na cintura!
Talvez a pergunta a ser feita seria:

Qual o significado da Faixa Preta?

Antes de sabermos qual o significado da Faixa Preta, devemos saber qual o caminho que devemos traçar para conquistá-la.
Primeiro você deverá encontrar um professor competente e uma boa escola, começar a treinar e trabalhar duro. Algum dia, quem sabe quando ela chegará.
Não é fácil, mas vale a pena. Pode levar um ano; pode levar dez anos. Talvez você nunca a consiga. Quando se compreende que ela não é tão importante quanto a prática em si, provavelmente você estará se aproximando do nível de Faixa Preta.
Quando você compreende que não importa quanto tempo ou quão duro você treine e que a uma vida inteira de estudo e prática à sua frente até a morte, provavelmente você estara chegando perto da Faixa Preta.

Seja qual for o nível que você obtenha, se você achar que "merece" uma Faixa Preta ou se achar que você agora "é bom o bastante" para ser um Faixa Preta, estará fora do caminho e, sem dúvida muito distante de alcançá-la. Treine duro, seja humilde, não se exiba para as pessoas, não se exiba para o seu professor nem para os demais alunos.

De seu melhor em tudo em sua vida.
Este é o significado de ser um Faixa Preta.
Ser um exibicionista, desprezar os outros, demonstrar falta de respeito e escolher aquilo que faz ou não faz, caracterizam o aluno que dificilmente obterá a Faixa Preta.

Ou quem sabe se com essas caracteristicas essa pessoa se tornar um Faixa Preta, muito provavelmente terá seu ego e vaidade alimentados pela faixa.
Mas será que realmente ele é um Faixa Preta?
Ele terá o respeito dos faixa inferiores?
Seus superiores irão velo como um verdadeiro Faixa Preta?

Então veja o tamanho da responsabilidade e do respeito que se deve ter ao se usar uma Faixa Preta.
Pois aquilo que se veste ao redor da cintura não passa de uma peça de comércio comprada em lojas de esportes e artigos de artes marciais.

A Faixa Preta é uma recompensa autorgada ao guerreiro moderno, que sacrificou muitas e muitas horas de sua vida, disciplinando sua mente e fortalecendo seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico, técnico e mental possível.

A verdadeira Faixa Preta usada por um verdadeiro possuidor, é a antiga Faixa Branca do principiante, que você usa ou usou. Tingida de preto pela cor do seu esforço, suor e do seu sangue.

Professor Renato.

7 comentários:

RAFAEL LOPEZ BUSTOS disse...

Boa noite Prof.Renato.
Para fim a faixa preta representa o reconhecimento de uma fase onde o aluno demonstrou, dedicação, paciência,disciplina,amor a arte, respeito ao seu mestre, respeito ao seu professor, assim como demonstração dos conhecimentos adquiridos com técnica, precisão, praticidade efeito e tudo que seu mestre lhe transmitiu. Em meu conceito de auto critica e sem egocentrismo e humildade, o aluno deve ser muito crito para se considerar apto para fazer o exame e tentar receber a faixa .
Bem sem estender me muito é uma honra que deve ser muito bem con quistada.
Namaste
Rafael Lopez Bustos
faixa preta 1o.dan - 1974
em honra a meu
Mestre Carlos Ramos
Grão Mestre Park Sung Jae
email rlbustos@tutopia.com.br

Unknown disse...

Faixa preta é reconhecimento

Unknown disse...

Perfeito Rafael.
Muito bom conceito sobre a conquista da Faixa Preta.

Parabéns.

Abraço,
Professor Renato - Associação Harang Ryu de Hapkido

Armando Jr disse...

A PARÁBOLA DA FAIXA PRETA


Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre sensei, numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor.
Depois de anos de treinamento incansável, o aluno finalmente chegou ao auge no êxito da disciplina.
"Antes que eu lhe dê a faixa você tem que passar por outro teste" , diz o sensei.
"Eu estou pronto", responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta. "Você tem que responder à pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"O fim da minha jornada", responde o aluno, "uma recompensa merecida pelo meu bom trabalho".
O sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o sensei fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."
Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei.
"Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?", pergunta o sensei.
"Ela significa a excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte." responde o aluno.
O sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim ele fala: " você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."
Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei e mais uma vez o sensei pergunta: "qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"
"A faixa preta representa o começo - o início da jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto." , responde o aluno.
"Sim. Agora você está pronto para receber a faixa preta e iniciar o seu trabalho!"

Unknown disse...

Palavras fantasticas professor!!!

FIGHTER FORTALEZA disse...

ser faixa preta e ter o poder de mudar a vida dos outros com ajudas sociais e muito trabalho sério

Felipe disse...

Palavras fantasticas professor!!!