sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O QUE É O HAPKIDO?

UMA NOVA VELHA ARTE


Apesar do Hapkido ser relativamente novo para o publico brasileiro e geralmente desconhecido pela maioria da população, suas raízes são muito antigas e tradicionais.
Compreender isso faz parte do treinamento e do estudo para aprender os costumes e a herança do guerreiro presente no Hapkido. Essa herança revela o modo como o Hapkido é praticado e desenvolvido, e seu estudo profundo ajudara no entendimento do que esta por traz dos hábitos e ações de um verdadeiro Hapkidoka.

O Hapkido é uma modalidade muito diversificada, envolvendo diversas execuções em um só estilo. Onde se busca o aperfeiçoamento técnico em chutes, socos, defesas, ataques, quedas, projeções, imobilizações, o combate corpo a corpo e a distancia, mais o acrescento do manuseio de armamentos milenares, dando a possibilidade ao seu praticante de se tornar um artista marcial mais completo em seu repertório técnico.
O Hapkido tem essas características amplas devido sua influencia histórica. Pois como nas batalhas dos antigos guerreiros, tinha mais chances de vitória aquele que tinha mais conhecimento e mais poder técnico.

Apesar do nome Hapkido e sua prática de treinamento ter nascido na Coréia do Sul, ela é uma das poucas modalidades que leva influencia de lutas Coreanas, Japonesas e Chinesas.
Como o Hapkido é uma das modalidades de artes marciais mais novas existentes, comparadas a outros sistemas tradicionais, ele ainda esta em um processo de desenvolvimento.
Isso por que esta se criando linhas de estudo e treinamento no Hapkido, fato esse que já aconteceu em outras modalidades como o Karatê japonês e o Kung Fu chinês, onde existem estilos modernos e antigos, não provocando uma divisão, mas ocasionando um enriquecimento maior a essas modalidades. Com o Hapkido não esta sendo diferente, ele também esta passando por esse processo. Como por exemplo:

Existem escolas que carregam os ensinamentos e técnicas antigas do Hapkido, técnicas essas que foram trazidas pelo Mestre e Fundador Young Sool Choi a Coréia do Sul. Onde se dedicou aproximadamente 30 anos de treinamento na escola japonesa "Daito Ryu AiKi Jujutsu", escola essa que era comandada pelo seu professor Mestre Sokaku Takeda.
O Hapkido antigo tem como objetivo as aplicações técnicas duras, diretas e decisivas. Onde se visa golpes nas Articulações e Pontos Vitais do corpo humano. Existem relatos dos primeiros alunos do Fundador, onde diziam que os treinamentos do mestre eram pesados, rigorosos e exaustivos. Tendo como busca a superioridade técnica diante o oponente.
Talvez esse tipo de treinamento fossem traços que Mestre Young Sool Choi carregava de seu professor Sokaku Takeda. Pois Takeda levava seus treinos a moda antiga, onde buscava testar sua capacidade técnica, em desafios em academias no Japão, pelas cidades por onde passava em suas vastas viagens.

Claro que hoje em dia estamos vivendo em uma época com conceitos diferentes e modernos. E através disso, essas escolas procuram praticar o Hapkido de uma forma mais saudável, mas sem perder a cobrança do passado, buscando a superação técnica, a eficiência e o aperfeiçoamento pessoal. Onde o conceito de maior adversário a ser superado é você mesmo através da auto compreensão.

Através dos anos o Hapkido veio sofrendo transformações técnicas. Onde antigos praticantes e alunos do Fundador Young Sool Choi, influenciados por modalidades de escolas chinesas e escolas coreanas tradicionais, vieram a desenvolver um novo conceito da modalidade.

Conceito esse que vem se diferenciando do velho Hapkido praticado no passado.
Buscando a não resistência física, junto a aplicações menos agressivas e mais suaves, usando movimentos mais circulares tanto na defesa e no ataque, dirigindo a energia do oponente contra ele próprio.


A execução dos movimentos torna se mais rápidos e com menos força muscular. Como a execução dos chutes mais característicos coreanos, onde se busca mais velocidade do que a força.

Esta nova formulação técnica de Hapkido busca se distanciar dos conceitos vindos da antiga escola japonesa onde se buscava um caminho mais reto e contundente.
Definindo por fim um novo estilo de Hapkido, mais autentico das escolas coreanas.


Podemos dar como exemplo mestre Ji Han Jae, discípulo de mestre Young Sool Choi.

Ji Han Jae foi talvez o maior divulgador da história do Hapkido.

Onde acolheu os ensinamentos de mestre Choi e adicionou técnicas coreanas de chutes e aplicações mais suaves.

Mestre Ji Han Jae percorreu por várias partes do mundo divulgando o Hapkido. Sua nobre arte encantou o mundo, que chamou a atenção do talvez maior astro de filmes de luta da história do cinema mundial, Bruce Lee. Onde recebeu um convite para contracenar em um filme a pedido de Bruce.


Sem duvida mestre Ji Han Jae foi muito importante para o Hapkido, pois talvez sem ele essa nobre arte ainda seria desconhecida.

Ji Han Jae se tornou um ídolo em seu país. Ganhando notoriedade e prestigio onde criou uma nova reformulação e novo conceito ao Hapkido mundial.


Para você que pratica o Hapkido, pode ter certeza que você esta vivenciando a evolução e participando da construção sobre a história dessa nobre arte.

O Hapkido é uma forma de Budo (caminho marcial) enfatizando técnicas de defesa pessoal, seja ela com um ou mais oponentes.

Para tradução literal da palavra Hapkido se faz necessária a compressão de três palavras distintas:
Hap - Harmonizar, Combinar, Unir, Coordenar.
Ki - Energia Vital, Força Interior, Energia Dinâmica.

Do
- O Caminho, O Sistema, O Método.

O motivo pela qual cada termo tem significado correspondentes as palavras em português.
E porque a escrita oriental expressa idéias, pensamentos e conceitos resultando em expressões verbais que somente se aproximam do significado original.
Numa tradução livre podemos dizer que o Hapkido significa " O Caminho da Unificação do Homem com sua Energia Física e Vital".



Editor - Professor Renato Santos
Associação Hwarang Ryu de Hapkido

6 comentários:

Carlos Alberto Chaves Pessoa Junior disse...

Gostei do blog e felicito pela criação e manutenção do mesmo, somente desejo como praticante do estilo sin moo hapkido do grão mestre Jin han jae salientar que há uma divisão sobre a fundação do hapkido se foi por choi ou por Jin , embora seja dificil diagnosticar historicamente quem foi o fundador pois há registros, relatos , documentos e testemunhos que tendem a por um ou outro como fundador, o que se pode ter certeza que choi foi o que primeiro buscou desenvolver uma arte coreana de luta a partir do desenvolvimento do daito ryu aiki jujutsu porem jin han jae dou um desenvolvedor e arquiteto do hapkido o que se comprova por ter englobado tecnicas de chute do taekyon,e de mais 5 estilos de luta antigos, e ter desenvolvido as tecnicas de torção , quebra e imobilização. Só digo isso porque os defensores de choi ou de jin costuamam omitir um ou outro o que julgo ser um erro historiograve o hapkido como o temos hoje foi desenvolvido graças a jin han jae porem sem o entendimento de choi sobre a necessidade de aprimorar a arte origianl nunca existiria o hapkido espero que entre em contato comigo e juntos possamos discutir e trocar ideias sobre o hapkido, meu e-mail é jrchavesespanhol@gmail.com

Anônimo disse...

muito bom,gostei parabéns.
temos que divulgar o hapkido.
nâo vamos deixar no esquecimento.

valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Prof. Renato Santos disse...

Ola Carlos como vai?
Espero que bem!

Venho agradecer sua atenção ao grande detalhe da falta do nome de mestre Ji Han jae, na matéria sobre o que é o Hapkido.

e como o BLOG HAPKIDO SÉRIO, tem como proposta acolher a todos os estilos de Hapkido e suas vertentes históricas. Informá-lo que o testo no blog esta com uma nova formulação onde se encontra o nome de mestre Ji Han Jae e sua importância ao Hapkido mundial.

Agradeço sua atenção. E continue acessando o BLOG HAPKIDO SÉRIO.

Estamos abertos para contatos e se possível trocarmos idéias e informações em relação a esse tema e outros relacionados ao Hapkido.

Abraço,

Professor Renato Santos - Associação Hwarang Ryu de Hapkido
Editor - BLOG HAPKIDO SÉRIO

Carlos Alberto Chaves Pessoa Junior disse...

Obrigado pela nobre atenção. O hapkido merece ser divulgado cada vez mais e espero um dia que haja uma associação que reuna todos os estilos dentro de nosso pais, é horrivel ver como as diferentes associações muitas vezes não mostram o devido resperito umas com as outras e sempre há um enaltecimento desnecessaria sobre o "melhor" estilo praticado por uma ou outra.Não importando o estilo o hapkido é hapkido e deverá ser sempre respeitado e divulgado por ser um estilo bem mais dirigido a situações reais de combate o que o torna o mais conveniente para a defesa pessoal. Qualquer arte marcial pode ser trabalhada para servir a defesa pessoal porem a sua eficacia depende da reformulação de tecnicas e da propria inteligencia do atacante. O hapkido engloba tecnicas que tabalham com praticamente todas as situações reais de combatedesde a imobilizaçõa ao ataque, desde defesas a contra-golpes. Creio que o que falta em nosso país é um grande evento que venha a reunir todos os estilo e a criação de torneios demonstrativos. Meu sonho é ver a policia e o exercito aqui de pernambuco aprendendo esta arte .

DJ Sliff Sumers disse...

Olá,meu nome é MATEUS SOUTO,eu sou um novo praticante dessa incrível arte marcial que é o Hapkido.
Apesar de eu ainda ser faixa branca,eu já percebo a importância que o Hapkido tem na minha vida.
Eu apoio e desejo que continuem esse belo trabalho que vocês estão fazendo,fico agradecido,pois com esse trabalho eu pude entender um pouco mais sobre a arte do Hapkido.
Hoje eu aprendi um pouco sobre os mestres;Young Sool Choi,Sokaku Takeda e o Mestre Ji Han Jae,espero que continuem postando sobre esses mestres.
obrigado.

DJ Sliff Sumers disse...

Eu quero dizer que faço parte da EQUIPE MESTRE MARQUES DE HAPKIDO E TAEKWONDO.