sábado, 6 de janeiro de 2007

Regras competição por Academias

 Academia* * *  R  E  G  R  A  S  * * *


2º  T o r n e i o   H a p k i d o   S é r i o
2011 

“ NAPOP,  CHOK  SOOL  TCHAGUI  e  KIOK PA”
C O M P E T I Ç Ã O   P O R   A C A D E M I  A S
Competição de apresentação de Quedas, Chutes e Quebramentos
( Apresentação por Academia )

          Premiação especial com Super Troféu para 1ª, 2ª e 3ª lugar

- Essa modalidade visa realizar uma competição de apresentação entre academias ou entidades (não importando a quantidade de participantes, sexo, graduação ou idade), cobrando uma taxa única por academia onde deverão concorrer a um Super Troféu, seguindo as seguintes regras:

- Todos as academias que se inscreverem nessa modalidade deverão apresentar uma coreografia realizando 3 (três) tipos de técnicas obrigatórias: Quedas e Rolamentos, Chutes livres normais sozinhos, Chutes especiais podendo ser em raquetes ou aparadores, execuções de Socos e Quebramentos sendo obrigatória execuções de golpes com os membros superiores e inferiores. Todas as técnicas poderão ser desenvolvidas simultaneamente ou separadas, dentro do tempo de 3 (Três) minutos, a partir do comando do Juiz Central que será através do APITO;

- Cederemos o tempo máximo de 30 (trinta) segundos para que cada academia queira montar os posicionamentos de equipamentos que forem necessários para a sua apresentação e 3 (Três) minutos para a sua performance;

- Caso a academia tenham utilizado os 30 (trinta) segundos e não tenha terminado o posicionamento do seu equipamento, O Árbitro Central dará a comando através do APITO para iniciar a contagem do cronômetro. Assim o cronômetro disparará automaticamente para a execução de sua técnica livre, findando sua apresentação nos 3 (Três) minutos estipulados;

- Todos os atletas que forem participar dessa modalidade, deverão já entrar no tatame juntamente com a sua equipe a ser avaliada e poderão ser em números livres de participantes;

- No anuncio dos nomes de cada academia ou entidade que for competir, deverão antes de adentrarem no Tatame seguir o protocolo e realizar 3 (Três) saudações. A 1ª saudação para entrar no Tatame, 2ª saudação para o Árbitro Central informado que a equipe esta preparada para iniciar sua apresentação e a 3ª saudação quando terminar a performance, para que o Oficial de Mesa pare o cronômetro;

- Movimentos meramente acrobáticos como mortais, estrelas, etc. Sem a consecução de definição de golpes não contara como pontuação;

- Nessa modalidade (Napop, Chok Sool Tchagui e Kiok Pa) por equipes as academias inscritas não poderão realizar demonstrações de Defesa Pessoal e nem Demonstrações com Armamentos, apenas poderão executar as técnicas mencionadas a cima;

- As academias deverão explorar ao máximo possível toda a extremidade do Tatame, realizando sua apresentação nos 4 (quatro) cantos do Tatame;

- Todas as academias deverão já ensaiar suas apresentações no perímetro de 5x5 metrôs quadrados, área oficial da competição;
- As apresentações de cada academia serão avaliadas por mínimo de 03 (três) máximo de 5 (cinco) Juizes no  Tatame que analisarão todas as técnicas (posicionamento, postura, eficiência, etc.), onde se encontrão posicionados em cadeiras em volta do Tatame;
- As pontuações serão divulgadas pelos árbitros onde constarão placas com a numeração de 9.2 – 9.3 – 9.4 – 9.5 – 9.6 – 9.7 – 9.8 – 9.9 - 10;

- Os árbitros irão avaliar 8 (oito) critérios de desempenho de cada academia sendo eles:

1 – Técnica: observam-se as execuções demonstradas pelas academias  e  a  fidelidade  aos  movimentos  do  Hapkido;
2 – Organização: observa-se o trabalho a elaboração técnica e o sincronismo  apresentado  de  cada  academia:
3 – Postura: avalia-se a postura das academias dentro do Tatame;
4 – Energia: observa-se a garra demonstrada pela academia, ou seja, a  vontade  imposta  pelos seus atletas;
5 – Ki Hap: avalia-se a liberação da energia dos movimentos expressada  através  da  sua  respiração  ou  grito;
6 – Determinação: avalia-se a firmeza, a coragem e o realismo  nas  execuções  técnicas;
7 – Velocidade: observa-se a habilidade e a quantidade de técnicas que  cada academia conseguiu  apresentar dentro  do  tempo estabelecido;
8 – Apresentação: observa-se o desempenho geral e a movimentação que cada academia utilizou em toda a extremidade do  Tatame.

- Nas execuções de Kiok Pa (Quebramentos) será obrigatória a execução de quebramentos com os membros superiores: Mãos, Cotovelo, Cabeça, e membros inferiores: Joelho, Canela, Pés. Podendo ser aleatória, escolha livre de cada academia;

- Todas as academias que realizarem quebramentos com madeiras deverão seguir a rigorosidade obrigatória da utilização mínima da espessura de 1 (Um) centímetro a caráter de padronização das madeiras nessa modalidade para todos, abaixo dessa espessura não será aceita;

- Toda academia terá por obrigação, passar por uma vistoria com a comissão julgadora para uma breve inspeção do material a ser utilizado nas execuções de quebramentos, antes do inicio dessa modalidade competitiva;

- Nos quebramentos (Kiokpa), cada academia será responsável por todo o equipamento utilizado, além de lona e forro adequado, a não sujar ou danificar a área do evento;

- Todo material para o quebramento não poderá conter qualquer tipo de líquido, gelo, nem material cortante, ou de pirotecnia (fogo ou material combustível);

- Todo material ou resíduo deixado na área de competição, acarretará em perda de      1 (um) décimo na somatória geral dos pontos conquistados pela academia;

- Academias que ultrapassarem o tempo permitido de 3 (Três) minutos no término de sua apresentação geral, serão punidas com o desconto de 1 (Um) décimo em sua somatória geral;
- As notas deverão ser somadas pelos Oficiais de Mesa, a academia que obtiver a maior soma das notas dos árbitros vence a competição por equipe;
 - As outras classificações (2º e 3º colocados) seguirão a sequência de somas inferiores ao 1º lugar;

Em caso de empate entre academias
- Havendo empate na somatória geral para definição do 1ª, 2ª ou 3ª lugar na modalidade de (Napop + Chok Sool Tchagui e Kiok Pa), fica a cargo dos Oficias de Mesa retirar a nota mais alta de cada academia empatada e realizar nova soma, persistindo o empate retira-se a nota mais baixa até obter uma nova soma, quem obtiver a maior somatória ganha.


Buscamos exemplificar bem essa modalidade para que fique clara a funcionalidade da competição e quais são as atitudes de julgamento e desempate. Também informamos que todos os Árbitros e Oficiais de Mesa estarão preparados para realizarem com rapidez e eficácia caso haja a decisão de desempate nas notas.


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