segunda-feira, 15 de março de 2010

ESTUDO SOBRE A LINHAGEM DO HAPKIDO


HAPKIDO

Um estudo sobre a linhagem do Hapkido


Texto cedido por Mestre Alexandre Gomes - Presidente da Um Yang Kwan


Questões e Equívocos

O Hapkido, como muitas artes marciais, possui sua cota de mitos, lendas, rumores, fatos distorcidos e fantasias. A falta de material impresso, e o fato de muitos praticantes distorcerem fatos para servirem ao seu próprio interesse, não ajudam a esclarecer o passado histórico. Como resultado disto, pode-se encontrar inúmeros equívo

cos entre praticantes e professores de Hapkido.


O Hapkido é uma arte antiga?

Embora suas raízes se estendam a mais de 1000 anos atrás, a arte do Hapkido não existia antes da metade do século XX – nem como nome, nem como um sistema marcial de idéias e técnicas distinto. De fato, entre 1945 e 1958 o Hapkido era chamado de Yu Sul, Yu Kwon Sul, Hapki Yu Kwon Sul, ou Kido. Como foi dito anteriormente , o Hapkido é derivado primariamente do Daito Ryu Aiki-Jujutsu japonês, que foi reinterpretado e integrado com uma grande variedade de idéias filosóficas e técnicas marciais nativas da Coréia. Muitas das novas técnicas criadas pelos Mestres de Hapkido no período

do pós-guerra, como o moderno chute giratório (um chute de calcanhar, muito rápido e explosivo), não existia em nenhuma arte marcial anterior a 1950. Consequentemente, o Hapkido não pode ser considerada uma arte antiga. Melhor dizendo, é uma síntese coreana nova e única de diversos estilos tradicionais, que foi fundida com inovações.

Todas as artes marciais possuem raízes que podem ser traçadas até os tempos antigos. De um ponto de vista técnico, é por isso que muitas artes marciais possuem similaridades técnicas e filosóficas. Porém, isso não as torna artes antigas, a não ser que elas empreguem as mesmas técnicas utilizadas nos tempos antigos. Poucas artes marciais fazem isto.


O Hapkido é “puramente” Coreano?

A maioria dos historiadores concorda que as culturas da China, Coréia e Japão influenciaram uma a outra por milhares de anos. Isto era o resultado da troca econômica, frequente guerras, a difusão do Budismo e da proximidade geográfica. Consequentemente, nenhuma arte marcial moderna da China, Coréia e Japão pode dizer ter evoluído sem alguma forma de influência estrangeira. Muitos coreanos tem a tendência de minimizar a influencia de artes marciais chinesas e japonesas na evolução do Hapkido, preferindo liga-la historia coreana – sem dúvida devido aos séculos de opressão estrangeira e o desejo de formar uma identidade nacional única. Historiadores japoneses e chineses também são culpados de distorções similares no passado.


O Hapkido é uma combinação do Taekwondo, Aikido e Judo?

Tanto o Hapkido, como o Taewondo e o Aikido surgiram mais ou menos ao mesmo tempo, na primeira metade do século XX. Baseado apenas neste fato, é impossível para o Hapkido ser a combinação destas artes marciais, o

u vice versa. Similaridades técnicas são o resultado do fato de todas estas artes dividirem raízes comuns (ver as cartas genealógicas anteriores). O Hapkido e o Taekwondo dividem um ancestral comum pelas artes de chutes nativas da Coréia. O Hapkido, o Aikido e o Judo dividem um ancestral comum pelo Aiki-Jujutsu e o Yawara (antigo Jujutsu).


O Hapkido é muito similar ao Aikido?

Mesmo o Hapkido e o Aikido dividindo certos pontos técnicos e filosóficos, eles

continuam artes marciais bem distintas. Generalizando, o Aikido usa torções não-agressivas, projeções, e ocasionalmente um pequeno número de golpes leves. O Hapkido possui um repertório bem maior de golpes, bloqueios, ch

utes, torções, chaves e arremessos. O Hapkido também permite um nível muito mais alto de agressão do que o encontrado normalmente no Aikido. Quando procuramos por comparações, O Hapkido parece ser mais similar ao compreensivo sistema de combate que existiria no Daito Ryu Aiki-Jujustu antes

de 1943, ou as formas mais agressivas e originais do Tai Chi Chuan.

A confusão também resulta da similaridade dos nomes. “Hapkido” e “Aikido” são foneticamente muito similares. Além disto, ambos os nomes possuem o mesmo significado básico: harmonia, energia vital, e o caminho. Isto levou o público em geral a assumir que existiria uma relação entre estas artes marciais.




Os chutes do Hapkido são idênticos aos chutes do Taekwondo?

Mesmo tendo alguns pontos similares, muitos chutes do Hapkido são vastamente diferentes daqueles encontrados no

Taekwondo. Ambas as artes combinam movimentos lineares e circulares, porém o Hapkido também incorpora giros e posições corporais não usuais, mais característicos de estilos de chutes nativos coreanos e chineses. Existindo também execuções de chutes fortes e explosivas, típicos de chutes japoneses.


O Hapkido é basicamente a versão coreana do Jujutsu ou Aiki-Jujutsu japonês?

Mesmo o Hapkido dividindo algumas similaridades com estas artes japonesas, ele também pos

sui muitas qualidades que são unicamente coreanas. De fato, muitas de suas técnicas são completamente estrangeiras, oriundas não apenas do Jujustu japonês, mas de todas as artes marciais japonesas. O Hapkido também possui uma variedade muito maior de golpes e chutes do que é encontrado no sistema moderno de Jujutsu. Mesmo que muitas artes marciais dividam raízes em comum, elas todas evoluem de forma única baseadas na cultura de onde elas residem, e na personalidade dos que provém à liderança.


O elo do Hapkido com o Daito Ryu Aiki-Jujutsu é baseado inteiramente nos relatos

de Yong-Sul Choi ter estudado com Sokaku Takeda por trinta anos no Japão. Isto é tido como verdade, porém não existem registros escritos para substanciar isto.


O Hapkido é muito similar ao Hwa Rang Do e ao Kuk Sool Won?

Similaridades técnicas entre estas artes coreanas são óbvias para qualquer um que as tenha observado. Porém, cada arte marcial é organizada e ensinada diferentemente. Tanto o Hwa Rang Do como o Kuk Sool Won tendem a enfatizar qualidades tradicionais coreanas, armas históricas, e artes de cura em um nível maior que o Hapkido. As similaridades provavelmente resultam do fato de que as três artes marciais se desenvolveram em contato próximo, sintetizando técnicas nativas coreanas (particularmente habilidades de chute), e dividindo os mesmos professores.


Muitos acreditam que Joo-Bang Lee (fundador do Hwa Rang D

o), e In Hyuk Suh (fundador do Kuk Sool Won), foram ambos alunos do pione

iro do Hapkido Yong-Sul Choi. Isto não foi verificado. In Hyuk Suh afirma que nunca foi aluno de Choi. Lee afirma que ele e seu irmão atingiram grau de Mestre sob a tutela de Choi em 1955 (o nome Hapkido ainda não existia). Lee afirma que ele já possuía um grande conhecimento em outras artes marciais tradicionais coreanas, e aponta para estes antigos estilos e seu outro professor, Suahm Dosa, como a fonte do Hwa Rang Do.



Todas as técnicas do Hapkido são baseadas em grandes movimentos circulares?

Os movimentos circulares no Hapkido podem ser tanto grandes como pequenos, dependendo

da técnica ou do sistema de Hapkido. Sistemas diferentes geralmente tem preferências diferentes. Nas mãos de praticantes de alto nível, muitas técnicas de Hapkido são aplicadas utilizando movimentos circulares pequenos, apertados (principalmente torções). Mesmo assim, o Hapkido é frequentemente incorretamente percebido como uma arte de grandes movimentos circulares.


Percepções incorretas a respeito do movimento circular do Hapkido surgem do seguinte: Ao ensinar movimentos circulares (isto é, torções), a metodologia tradicional era ensinar grandes movimentos circulares, que eram gradualmente diminuídos durante um período de anos. Isto torna as técnicas seguras (e também menos efetivas), e auxiliava os alunos

a entender os movimentos básicos e os princípios biomecânicos. Isto também era feito para camuflar a verdadeira natureza da técnica, até que os alunos tivessem provado sua lealdade durante muitos anos. Em outras palavras, os alunos basicamente praticavam uma técnica “ruim” até que o seu Mestre decidia dar a eles a chave que permitia a eles o progresso até um nível maior. Esta pratica de “segurar” era comum na maioria das artes marciais asiáticas. Infelizmente, esta prática também produziu professores que estavam praticando e passando adiante técnicas impróprias.


Hoje, muitos instrutores americanos estão introduzindo movimentos circulares pequenos nos níveis iniciantes, permitindo aos estudantes progredir em um ritmo mais rápido.


Quem é o fundador ou os fundadores do Hapkido e porque há esta disputa?

Hoje em dia, as circunstâncias específicas que levaram a evolução do Hapkido estão em disputa, e não há projeção de que se resolvam tão cedo. Muito do debate e da controvérsia vem de duas questões não resolvidas:

1) Quem foi o primeiro a cunhar o nome Hapkido?

2) Quem definiu e desenvolveu suas técnicas?

Examinando cada uma destas questões separadamente pode ajudar a esclarecer estas questões.


1. Quem foi o primeiro a cunhar o nome Hapkido?

Qualquer arte marcial é definida por sua filosofia, tradições históricas e técnicas. Uma arte marcial não é definida por seu nome. Seu nome é apenas uma etiqueta colada nela, que serve de ponto comum de referencia, quando as pessoas falam sobre a arte. Por exemplo, se alguém pratica Hapkido, e decide dar um novo nome (por exemplo, Dumbo-do), significa que criou uma nova arte? Não. Esta pessoa esta meramente praticando Hapkido ou uma variação, e chamando de outra coisa. Isto não muda o que é essencialmente – Hapkido. Outro exemplo: Se alguém aponta para um celeiro vermelho e diz a você que é verde, isto o torna verde? Obviamente, apenas em suas cabeças.


Historicamente, muitas artes marciais forma conhecidas por uma variedade de nomes. Por exemplo, Morihei Ueshiba evoluiu o Aikido durante um período de vinte anos (1922 - 1942) Chamando-o de uma variedade de nomes antes de adotar "Aikido" em 1942. O Aikido foi criado em 1942? Não, apenas o nome foi criado em 1942.

A história do Hapkido é similar. Conforme a arte ia se desenvolvendo entre 1945 e 1958 Yu Sul, Yu Kwon Sul e Hapki Yu Kwon Sul foram todos nomes antigos da arte do Hapkido.


Todos os precedentes sugerem: Quem inventou o nome é uma preocupação irrelevante. A questão crucial é quem definiu e desenvolveu a filosofia e as técnicas do Hapkido.


2. Quem definiu e desenvolveu suas técnicas?

Novas artes marciais surgem em um período de anos (ou décadas), quando filosofia e técnica aglutinam-se verdadeiramente em uma única forma.

O século XX testemunhou o nascimento de inúmeras novas artes marciais. Algumas destas artes marciais foram fundadas por indivíduos sozinhos. Algumas surgiram da colaboração coletiva de muitas pessoas. Por exemplo: Morihei Ueshiba criou o Aikido. Jigoro Kano criou o Judo. Kajukenbo foi criado por cinco indivíduos. O Taekwondo foi criado através da colaboração coletiva de muitos grandes indivíduos, durante décadas.


A respeito do Hapkido, 4 possibilidades existem:

1) Young Sul Choi criou a arte.

2) Choi criou a arte com ajuda de outros.

3) Outra pessoa criou a arte.

4) A arte foi criada com a colaboração coletiva de várias pessoas.

A visão mais comumente tida é a que Choi criou os fundamentos filosóficos e técnicos do Hapkido, enquanto muitas inovações futuras foram providenciadas pelos alunos chave de Choi – mais notávelmente Han-Jae Ji e Moo-Hong Kim. Muitos dos melhores estudantes de Choi tinham conhecimentos de artes nativas coreanas, o que explica o grande e sofisticado repertório de chutes e a infusão de ideais e técnicas coreanas, que evoluíram no Hapkido a partir de 1960. Muitos dos melhores estudantes de Choi confirmam que ele ensinou apenas algumas técnicas de chutes. A subsequente formação das federações nacional e internacional, e a promoção do Hapkido globalmente, se deve inteiramente aos esforços dos alunos de Choi.



Pensamentos Finais


Yong-Sul Choi morreu em 1987. Ele não está mais disponível para expressar suas opiniões, ou esclarecer as controvérsias atuais. Aqueles que o conheciam o descrevem como um homem simples e não sofisticado, que não ligava muito para a política, mas se dedicava ao Hapkido. Quando visitou os Estados Unidos em 1982 (sua única visita), ele expressou como estava triste pela falta de unidade na arte. Durante esta viagem o Mestre Joseph Sheya e outros conduziram uma entrevista, gravada em vídeo. Esta é a única entrevista conhecida dada por Choi no Mundo Ocidental.


3 comentários:

Carlos Alberto Chaves Pessoa Junior disse...

O artigo é interessante e o autor possui um conhecimento vasto. Eu só senti falta que em alguns pontos ele não centrou sua respota. O hapkido teve como pai o mestre choi ou JI han Jae esses dois são os nomes temas de tantas discussões sobre o criador desta arte. Quanto as tecnincas o hapkido é muito semelhante ao daito ryu akkijujutsu é so baixar videos e checar o que digo agora cada aluno de choi integrou ao daito ryu outras tecnicas como as do judo( yudo), karate , kempo( estas ensinadas na corea durante a ocupação) e outras tecnicas vindas e artes antigas na coreia. basicamente os estilos de hapkido estão unidos pela herança do daito ryu e pela filosofia semelhante.parabnes ao blog novamente!

Paulo disse...

Gostei muito deste post... iniciei na arte do hap ki do a 2 meses após conhecer um pouco da historia e filosofia... ja pratiquei algumas outras como muay tai, e karate mas me surpreendi com a variedade de movimentos existentes no hap ki do...

Carlos disse...

Muito boa a matéria.
Gostaria de saber mais sobre o kuk sool na américa do sul, e o porque de das diferenças na nomenclatura como kuk sool WAN (principalmente na argentina, paraguai e sul do Brasil) e kuk sool KWAN.