Aconteceu no dia 26 de Setembro de 2009, uma das etapas do Circuito Nacional de Hapkido Interestilos 2009.
O segundo Torneio Open Hapkido na cidade de Ubatuba, litoral Norte de São Paulo. Esse torneio teve o apoio e realização da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional, e a organização da academia Hapkido Ubatuba – responsável Professor Paulo Marcolino.
Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias por cumprir determinados requisitos definidos por lei estadual.
Ubatuba aparece desde os primórdios na História do Brasil. Os índios tupinambá foram os primeiros habitantes da região.
A cidade de Ubatuba está localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo (na região Sudeste do Brasil), distante 250 km da capital. Limita-se ao Norte com Paraty (RJ), ao Sul com Caraguatatuba (SP), a Oeste com Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra (todas de SP).
Há diversos portos naturais ao longo da costa, como, por exemplo, as mais de oitenta praias, das quais as mais conhecidas são: Maranduba, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira.
Ubatuba também tem diversas ilhas. Uma de suas ilhas mais belas é a Ilha das Couves. Uma outra ilha bastante conhecida é a Ilha Anchieta, onde está localizado um antigo presídio, desativado atualmente, que no passado era destinado a presos políticos. Essa ilha pode ser vista e acessada através da praia do Saco da Ribeira. Cachoeiras são também ponto de atração turística, ao longo das montanhas da serra do mar.
Quase 80% do território da cidade de Ubatuba é dedica à áreas de preservação. O Parque Estadual da Serra do Mar, criado para proteger e preservar a mata atlântica.
Ainda na cidade fica a sede do Projeto TAMAR, destinado à conservação das espécies de tartarugas-marinhas do litoral brasileiro.
Ubatuba é o paraíso de esportes náuticos como surfe e vela.
Ubatuba possui praias com ondas para campeonatos internacionais como a Itamambuca, e algumas com ondas excelentes como a praia Vermelha do Norte, Toninhas e Praia Grande, entre muitas outras.
Mas no mês de Setembro de 2009 foi reservada a data para a realização do torneio Open Hapkido Ubatuba.
Realizado no ginásio de esportes Tubão. Professor Paulo da academia Hapkido Ubatuba recebeu com muito orgulho os atletas para esse dia tão especial.
Evento esse que contou com a presença do prefeito da cidade, como entidades da segurança publica local. Também esteve presente professores de outras modalidades de artes marciais, que estavam prestigiando o evento.
Mestre Reinaldo Leonardi “Sereno”, presidente da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional. Ao inicio do torneio, executou exercícios de alongamento e respiração aos atletas presentes. Como forma de aquecimento antes das apresentações.
O torneio se transcorreu com belas apresentações realizadas pelos atletas presentes. Onde foi possível presenciar execuções de saltos com pirâmides humanas, execuções de chutes e quebramentos. E belas apresentações de Defesa Pessoal e Armamentos.
Por ultimo ficou a disputa de lutas individuais entre os atletas. No final do campeonto Mestre Ricardo Capozzi atual campeão do torneio coreano em 2009. Demonstrou e explicou execuções técnicas de lutas e saltos em altura e distância.
Deixando o evento mais atrativo para os próprios atletas presentes.
O torneio se encerrou com a promessa de um dia melhor. Pois para aqueles que ficaram no domingo, pode se desfrutar das belas praias da cidade e de um passeio de Escuna já incluso na programação do torneio.
O final de semana terminou com um show de organização e uma receptividade incrível dos assim chamados caiçaras.
O BLOG HAPKIDO SÉRIO da os parabéns pela organização do evento e pelo trabalho realizado.
Parabéns a todos os evolvidos do Open Hapkido Ubatuba 2009.
Editor - Renato Santos
Veja abaixo um resumo em vídeo do torneio
Organização:
3 comentários:
Prezado mestre,
O blog Hapkido serio para mim é um renovo pois sempre que chego cansado e olho os eventos e as amterias me energizo para continuar treinando ainda mais arduamente esta arte marcial que por certo crescerá muito mais. O que sinto falta é que a longo tempo o prezado mestre não responde meus e-mail( ou não chegaram?) e das novas materias sobre o hapkido. O blog é dez e espero que chegue a mil. Parabéns
Ótima matéria de Renatos Santos, porém, percebi que o evento foi registrado em fotografia em vários momentos, como é o caso da foto que demonstra o mestre Ricardo Capozzi, e acho que essas fotos poderiam estar disponíveis aqui. Quanto ao evento, eu estava presente e o achei bom, porém houve problema de ter muitos poucos atletas participando e pareçe que houve pouca divulgação, pois contava com pouca platéia. Aliás, a que se deve esse problema?
Grato pela atenção.
Olá Altair como vai?
Agradeço pelo seu comentário ao Blog Hapkido Sério.
Sim de fato no 2º Campeonato Open Hapkido Ubatuba não houve tantos participantes como no ano anterior.
Talvez a divulgação do evento não tenha atingido de forma certeira aos interessados, assim como o organizador do evento "Professor Paulo Marcolino" esperava a presença de todas as academias que estiveram no ano anterior.
Também algumas academias haviam marcado presença e não compareceram.
Mas mesmo assim o evento teve uma bela organização, e premiações muito boas, sem contar a oportunidade de muitos atletas tiveram de conhecer o cenário paradisíaco que é Ubatuba e perderam.
Talvez o que de fato faltou foi à presença de mais atletas para enriquecer mais ainda o evento.
Acreditamos que com uma divulgação ainda maior, o Campeonato Open Ubatuba ira se tornar um dos eventos mais esperados do ano dentro do Hapkido Nacional devido aos atrativos de suas belas praias.
Editor Renato Santos
Postar um comentário