quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1º SEMINÁRIO DE HKD - RIO GRANDE DO SUL


Realizada nos dias 25 e 26 de Julho, na cidade de Porto Alegre. Sob a organização da Associação Gaúcha de Hapkido Tradicional – Professor responsável Igor Santos 2º Dan em Hapkido.

Esse evento teve todo o apoio da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional e Federação Haedong Kumdo Brasil. Para finalmente realizar esse 1º seminário no estado gaúcho.






Porto Alegre







É também a capital da região sul.

Porto Alegre será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O anúncio foi feito em 31 de maio de 2009.


Em virtude dos jogos, está prevista a realização de diversas obras, como duplicação de avenidas e ampliação do metrô.

O clima é subtropical úmido, com verões quentes e invernos frios (para os padrões brasileiros) e chuvosos.


Historicamente é considerada a segunda capital mais fria do Brasil.


Porto Alegre é também uma das capitais mais arborizadasdo Brasil.

Em 1976 foi criada em Porto Alegre a primeira secretaria do meio ambiente do Brasil.


Os parques mais freqüentados pelos porto-alegrenses são o Parque Moinhos de Vento, o Parque Farroupilha e o Parque Marinha do Brasil. Destaca-se também a Praia de Ipanema, localizada na zona sul da cidade.


Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. Entre os principais pontosturísticos da cidade estão a estátua do Laçador (na entrada da cidade).


O pôr–do-sol do Guaíba também é outro ponto de destaque turístico de Porto Alegre.


A influência da arquitetura alemã é muito expressiva na cidade, e pode ser constata em suas obras.

Porto Alegre possui uma série de eventos e atividades culturais. Além da programação tradicional, há grandes eventos que marcam a passagem do tempo com um calendário peculiar.

Porto Alegre já realizou alguns eventos de repercussão mundial. A Copa do Mundo de Futebol de 1950 teve dois jogos realizados no Estádio dos Eucaliptos do Internacional.


Mas no mês de Julho de 2009 foi à vez das Artes Marciais ganhar espaço. Com a presença dos Mestres Chang Hak Kim Representante Oficial da Korea Hapkido Federation no Brasil e Mestre Reinaldo Leonardi (Sereno) – Presidente da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional e Federação Haedong Kumdo Brasi.

O seminário foi realizado em campo aberto. Onde mestre Chang e Mestre Sereno passaram seus conhecimentos técnicos aos hapkidoistas gaúchos.







Estudando os conceitos da energia eseus benefícios. Mestre Chang explicou como canalizar a energia vital (KI), e sua grande importância e eficiêntes nas execuções dos golpes e movimentos do Hapkido tradicional.


Através das praticas e técnicas passadas pelos mestres.


Consequentemente adicionava-se as correções necessarias para obterem a pratica correta e esclarecimento de qualquer duvida referente aos exercícios e movimentos passados.

Após um repouso e uma pequena reunião. Passouse-se para o segundo estágio do seminário.


A pratica das espadas coreanas Haedong Kumdo. Mestre Chang explicou os conceitos das execuções da espada e suas formas e cortes, defesas e posturas.


Através da repetição dos movimentos executados com as espadas de madeiras.

Conforme as horas passavam, o seminário se tornava mais atrativo, pois com as repetições corretas os treinos avançavam e atingia-se um conhecimento técnico maior e eficiência.


O evento contou com dois dias de treino onde foi possível absorver o melhor da arte marcial e sua pratica.


Após o término do segundo dia de seminário, o Hapkido gaúcho se abasteceu de mais conhecimento técnico e eficiência. Prometendo realizar algo tão grande para 2010.


Organização Associação Gaúcha de Hapkido Tradicional



Editor - Renato Santos

2 comentários:

Carlos Alberto Chaves Pessoa Junior disse...

pois todos nós que temos a honra de fazer parte desse blog aguardamos anciosos novos posts com a segurança que irão em muito engrandecer nosso caminho rumo a maestria nbessa arte marcial. Muito me ajudou a leitura desse blog quando fui sabatinado pelos mestres de pernambuco a cerca da historia e filososfia do ahpkido, as postagens sobre sokaku takeda e a entrevista de choi foram de grande importancia. Somente gostaria de sugerir que merstres de diferentes estilos de hapkido pudessem expor ao leitor as particularidades e diferenças de seu estilo , isso enriqueceria muito nossa visão sobre o hapkido. O sim Moo Hapkido usa muito chutes e combinaçoes destes com tecnicas de torções e luxações e os chutes são todos traumatizantes e qundo postos junto com as tecicas de imobilização e quebramento são um conjunto quase invencivel. Outros estilos já não usam muito chutes e outros estes quase são inexistentes porem há muito mais finalizações e derrubadas provinientes da arte marcial coreana conhecida como yudo( judo coreano(

Alberto disse...

Hapkido usa muito chutes e combinaçoes destes com tecnicas de torções e luxações e os chutes são muito bem usados e cobrado pelos kiosanins: nos ainda treinamos solo e rasteiras. aki no ceará o hapkido e muito bem visto tendo em vista o treinamento os praticante se dedicam com muito esfoço para quer posso ta bem preparado para um ocasião real e para demonstrações ao publico.
acho que meu estilo tem muitos chutes e todos são muito cobrados de acordo com as faixas,muito importante um chute na luta e se esse chute for muito aplicado pode ter certeza que você fica mais próximo da vitória.
Hapki!