quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PRINCIPAIS ENTIDADES DE HKD NO BRASIL

Quais são as principais e maiores organizações de Hapkido no Brasil

Informamos que a relação de entidades existentes nessa matéria são organizações que por diversas vezes contribuíram com o crescimento e a divulgação do Hapkido no Brasil.
Através de Eventos, Campeonatos e Seminários. São organizações que constituem de sites ou canais de informação onde veio a auxiliar na elaboração dessa matéria.
A entidade que não possui esse tipo de ferramenta não foi possível incluí-la nesse trabalho.
Justamente por falta de pesquisa e contato.

Qualquer eslogam feito a qualquer entidades nessa matéria são as próprias propagandas feitas em seus respectivos sites.

1. Federação Paulista de Hapkido
A Federação Paulista de Hapkido foi à primeira federação oficial de Hapkido no Brasil.
Fundada em 1991 pelo Mestres Park Sung Jae e seu irmão Park Kyu Jae, onde o objetivo dessa organização era de unir as academias de Hapkido de São Paulo.
Pois as academias de Hapkido passara a se propagar na cidade de São Paulo.
Com a ajuda dos Mestres Marcílio Nogueira, Ranulfo Amorim Bezerra, Sérgio Fernandes, Leonard
o Rafael Rossi, Clarindo Bibiano dentre outros, a Federação Paulista de Hapkido iniciou seu trabalho organizando os exames de graduação e unificando as academias.
Hoje, a Federação Paulista de Hapkido é presidida pelo Mestre Song Un Kim.

2.Confederação Brasileira de Hapkido
Liderada pelo Mestre Yun Sik Kim, coreano residente no Brasil desde de 1977. Mestre Kim chega ao Brasil para difundir o Hapkido, trazendo á “World Bum MooHapkido Federation”, coligada á ”Korea Hapkido Association”, também conhecida como “Dehan Hapkido Federation”, na Coréia.
Em 1993
Mestre Kim, auxiliado pelos seus alunos dá um grande passo para a divulgação e organização do Hapkido no Brasil, fundou-se a Federação de Hapkido do Estado de São Paulo, dentro dos parâmetros e regulamentos no Brasil.
Desde entã
o começam a desenvolver vários eventos como: seminários, campeonatos, apresentações em redes de televisão, matérias em jornais e revistas, etc...
Em 2001 com o auxilio de seus alunos Mestre Yun Sik Kim dá mais um passo para legalizar o Hapkido no Brasil. É fundada á “Co
nfederação Brasileira de Hapkido ”.

3.Instituto Brasileiro de Hapkido
Criada pelo Mestre Luiz Eduardo Miele Jr., o Instituto Brasileiro de Hapkido apresenta uma formataçãocnica moderna e evoluída dentro de todos os conceitos e informações adquiridas por seu fundador.
Mestre M
iele é um dos maiores conhecedores da história do Hapkido no Brasil.
Suas experiências no exterior, principalmente na Coréia, permitiram-lhe uma evolução consciente dos conceitos técnicos do Hapkido. Sua proximidade com os Mestres Myung Jae Nam e Myung Jae Ok lhe propiciaram a evolução das técnicas circulares, como o Hankido e o Hoi Jeon Môo Sool, favorecendo assim uma junção do tradicional com o moderno com maestria.
Mestre Eduardo Miele assim como sua equipe, possuem diversos títulos de torneio mundiais de Hapkido. Além disso o Instituto Brasileiro de Hapkido obtém o primeiro site de Hapkido a ser publicado no Brasil.

4.Associação Semokwan de Hapkido
A Associação Semokwan de Hapkido foi fundada no início da década de 90 pelo Mestre Sérgio Fernandes como Associação e em 2005, tornou-se Confederação Brasileira Hapkido Semokwan, sendo essa, entidade representante legal e oficial da International H.K.D. Federation no Brasil.
Atualmente Mestre Sergio se encontra no Japão com sua família, deixando Mestre Carlos Algusto S. Oliveiras, como representante oficial da Semokwan no Brasil.
A Ass
ociação Semokwan trabalha para difundir no Brasil e no Japão, além das técnicas do Hapkido tradicional apresentado pela I.H.F., como também o Hankido e o Hankumdo.
Essas duas artes foram desenvolvidas na I.H.F. pelo Mestre Myung Jae Nam e são consideradas artes marciais legi
timamente coreanas pelo governo, tornando-se patrimônio cultural coreano.

5.Associação Bumoosool de Hapkido
Presidida pelo Mestre Alexandre Bueno, a Associação Bumoosool de Hapkido surgiu no ano de 1994. Com o objetivo de manter a fidelidade e os bons costumes do Hapkido, Mestre Alexandre Bueno supervisiona seus alunos e professores seguidores dessa disciplina, a manterem a mesma linha pensamento.
Sob influên
cia das técnicas circulares, como o Hankido, a Associação Bumoosool evoluiu técnicas de aplicação de auto defesa enfocando a ausência de esforços com a precisão das imobilizações das articulações.
A Associação
Bumoosool já algum tempo vem realizando torneios reunindo o maior números de integrantes possível.

6.Sung Ja Do Hapkido
A entidade Sung Ja Do Hapkido é uma Organização que esta atuando no Brasil desde o ano de 2000, presidida pelo Mestre Dayverson Wagner, vem realizando por vários estados brasileiros cursos e campeonatos divulgando o nome do Hapkido.
A Sung Ja Do Hapkido esta diretamente filiada a Internacional Sung Já Do Association - conhecida como ISA.
A ISA no Brasil é uma Organização que é formada por Mestres e Instrutores com experiência em diversos estilos de Artes Marciais tais como Taekwondo, Hapkido, Karatê, Jiu-jitsu, krav Magá entre outras.
Onde contam com um quadro anual de Eventos e Cursos realizados em todo Território Nacional.
Cursos como Técnicos de utilização de Tonfa, Bastões Curtos, Nunchaku, Facas, entre outras.
ISABRASIL vem trabalhando renovação de seus Instrutores para oferecer algo de novo para seus alunos, pois vendo pelo lado Comercial quem não se renova, fica ultrapassado e não prospera.

7.Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico
A Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico, foi fundada em 2001, com o objetivo principal de unir e resgatar atletas e professores, moralizando assim o esporte no nosso pais, além de avançar no seu lugar no cenário nacional.
Tendo como presidente Mestre Hong Soon Kang.
A Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico é oficialmente filiada a World Olympic Hapkido Federation entidade mundial de Hapkido Olímpico.
Atualmente a Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico conta com vários representantes de associações, clubes e academias de Hapkido em todo o país, com o propósito de ser a maior entidade esportiva no Brasil.

8.Associação Um Yang Kwan
A Associação Um Yang Kwan foi fundada pelo Mestre Alexandre Baby Gomes, onde seu principal objetivo é de atingir a harmonia entre as inúmeras técnicas de Hapkido apresentadas pelo mundo.
A Associação Um Yang Kwan é conhecida como escola do equilíbrio entre o tradicional e mo
derno, entre a força e a ausência, entre o bruto e o suave.
É uma metodologia de ensinar o Hapkido com ponderação e aperfeiçoamento de
suas técnicas.
A Um Yang Kwan é reco
nhecido pela Word Kido Federation, uma organização internacional com presença em mais de 50 países.

9.Confederação Nacional de Hapkido
A Confederação Nacional de Hapkido é uma entidade que tem por objetivo elevar o Hapkido um nível esportivo, dentro dos parâmetros legislativos das leis vigentes no Brasil.
Presidida pelo Mestre Rodrigo da Silva, a Confederação Nacional de Hapkido é uma nova entidade de HAPKIDO, com o objetivo de divulgar um HAPKIDO mais forte e dinâmico.



10.Associação Nacional de Hapkido Tradicional
A Associação Nacional de Hapkido Tradicional foi criada no ano de 2004, pela união de alguns mestres, juntamente com o Grão-Mestre Marcílio Nogueira, aluno direto do introdutor oficial do Hapkido no Brasil, Mestre Sung Jae Park.
Sua criação se deu pela união de Mestres e Professores pertencentes ao
estilo tradicional de Hapkido, com a intenção de manter e seguir os ensinamentos originais deste estilo.
À frente a Associação Tradicional estão os Mestres Carlos Feliciano como presidente e
Paulo Caldas Jr. como vice, além do Mestre Marcílio Nogueira como diretor técnico.
A Associaçã
o Nacional de Hapkido Tradicional é a entidade responsável pela representação oficial da World Hapkido Association sendo responsável pela organização de eventos dessa entidade aqui no Brasil.

11.Liga Nacional de Hapkido
Criada no ano de 2004 por Mestres e Professores do estilo de Hapkido Tradicional.
Onde tinham como objetivo a
unificação de todos os praticantes de Hapkido a nível nacional independente da escola e estilo.
No decorrer desses
5 anos de existência, a Liga Nacional de Hapkido realizou
Eventos, Seminários e Torneios de grande divulgação no Brasil.
Exemplo disso foi a criação da data do dia nacional do Hapkido no Brasil.
Hoje a
Liga Nacional de Hapkido já está em seu segundo mandato de corpo diretivo.
Atualmente presidida pelo Mestre Cláudio Fauza e Anderson Rafaine como vice, a Liga Nacional de Hapkido hoje tem uma proposta nova e arrojada, com uma única visão: unir e respeitar todas as organizações sérias e estilos de Hapkido existente no país, sem levantar bandeiras, apenas ajudar a evolução dessa nobre arte no Brasil.
A Liga Nacional de Hapkido tem como lema a União o Respeito e Igualdade entre os praticantes de Hapkido deixando de lado as indiferenças e disputas idealistas.


12.Federação Brasileira de Hapkido Tradicional
Ex-Presidente da Liga Nacional de Hapkido Mestre Reinaldo Leonardi, criou em 2007 a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional.
Com o intuito de difundir o Hapkido Tradicional ampliando suas relações com outras entidades que não sejam necessariamente pertencentes ao estilo Tradicional.
Organizando Seminários e Torneios, a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional tem abrangid
o seguidores por todo o território nacional.
A Federação Brasileira de Hapkido Tradicional atualmente esta filiada a Korea Hapkido Federation, entidade internacional que também conserva o Hapkido na sua maneira tradicional. Ela é a primeira ramificação e atualmente é a federação que supervisiona o maior número de academias dentro da Coréia do Sul.
A Federação Brasileira de Hapkido Tradicional tem como diretor técnico Mestre Chang Hak Kim representante direto da Korea Hapkido Federation.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ver isso, eu comecei a treinar com esses caras...Sérgio Fernandes, Clarindo Bibiano e meu mestre Song Un Kim.
A long...long time.

abraço

Kleber Moraes

Marcos disse...

Gostaria de acrescentar duas observações sobre a Semokwan:
1ª desde 2005 a semokwan é oficialmente a Confederação Brasileira de Hapkido-Hankido-Hankumdo - Semokwan; e,
2º O Mestre Carlos Algusto S. Oliveira não tem mais ligação com a semokwan pois foi expulso por participar fraudes contra a entidade!

Anônimo disse...

Leandro Tadeu...

Também gostaria de salientar aos amigos e praticantes desta bela arte, e fazer uma pequena correção ao amigo Marcos.

1º- A Semokwan que significa (Sergio e Monica), somando para não ficar tão na cara o Kwan., que tem um certo significa e é muito utilizado Japão, Coréia e China, de acordo com sua composição.
Somente o nome Kwan na china,e em boa parte do oriente, significa bastão uma arma Chinesa bem flexível.
E ao ir para o Japão o Sr. Sergio Fernandes, já utilizando este nome no Brasil acabou se unindo ao Mestre Ko Ju Sik, e criando uma entidade que apesar dos pesares, chegou a ter certo respeito na Coréia.
Importante salientar aos amigos praticantes de Hapkido que, a Smokwan ganhou certo reconhecimento por intermédio de seus representantes que aqui no Brasil ficaram e mantiveram um trabalho apesar das necessidades, bem feito. E, que o contato com o Sr. Sergio somete era suportado por necessidade de uma certificação internacional., sei que isso não se justifica tanto tempo junto a um “mestre”, mas no Brasil só é dado importância as coisas que vem de fora.
2ºum bom bom praticante que se preze, sabe que não é possível treinar por meio de webcam ou DVD’s gravados e enviados por correi, e por estes e muitos outros motivos fora, formado um grupo que entrou em debate com o Sr. Sergio e deu no que Deu. Resumindo... o Sr. Sergio que se achava detentor da arte no Brasil e que se orgulhava muito de dizer que era o único representante oficial da IHF no Brasil, hoje não de tem mais este poder.. A Semokwan continua representando a IHF no Brasil e o Sr. Sergio continua sendo “Mestre”, porem não pode ser mais o Mestre oficial dela aqui no Brasil, e falo isso porque eu e mais um grande amigo de treino fomos procurado pela IHF por intermédio de uma pessoa que tem contatos na Coréia, para saber se tínhamos interesses em assumir e representar a IHF aqui no Brasil.
Mas infelizmente apesar da arte não merecer, recusamos este convite para evitar brigas, porque ai sim: teríamos uma revolução dentro da “Semokwan” porque acabaríamos com este negocio de só porque você treina uma arte coreana, você é aceito na “Semokwa” como preta e ai fica treinando escondido para tentar aprender as técnicas ensinadas para um aluno iniciante, e por este e muitos outros motivos decidimos recusar e sair da IHF juntamente com os demais que assim nos acompanharam e que hoje se é dito que este que s ebandaram foram expulsos, porem meus certificados continuam valido e registrados na Coreia. rs
OBS: o Mestre Carlos Augusto somente foi “expulso” da “Semokwan” porque não concordava com a venda e doação de certificação para atletas que não tem conhecimento da arte.
Interessante relatar que não devemos falar, sobre assuntos ao qual não temos conhecimento, ou que ouvimos relatar ou que alguém falou que escutou isso e etc.
Só devemos, ou melhor. Não se comenta o que se ouve se não se tem conhecimento de causa.

Obrigado e me desculpe pelo inconveniente, mas não da para ver relatos sobre coisas que certos praticantes ouvem da boca de seus professores que já ouviram da boca de outras pessoas e ai vai.

Obrigado e seu blog ficou muito 10.
Só para salientar... sou praticante de Hapkido a 20 anos e faixa preta 3 Dan pela IHF, fundador do Hapkido Budo, e co-fundador do Instituto de Hpakido e Haidong Gundo Jung Do Kwan
3 Dan de Taekwando pela WTF, 2 Dan de Aikido FEPAI alem de ser graduado em Kendo pelo Niten e graduado em Haidong Gundo pelo Mestre KIM residente no México, todos com certificação oficial das devidas entidades.
Obrigado mais uma vez, boa sorte para quem treina bons treinos e nada de preguiça.
Komawoyo

Anônimo disse...

Onde posso treinar Hapkido no Ceará?

Filipe Pucci
filipepucci@yahoo.com.br

Daehan Moosool Rio de Janeiro disse...

Olá pessoal.
Gostaria de divulgar que existe mais uma entidade de renome internacional no Brasil: o Jin Jung Kwan Hapkido.
Estamos com Federações nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nossa linhagem é diretammente ligada ao Mestre Lee Chang Soo e Mestre Raphael couet,
Nosso lider nacional é Eduardo Jacondino do Paraná.
Abraços
JIN JUNG!

Unknown disse...

Vi em algumas academias alguns alunos treinarem golpes de faixas sem saberem a sua real utilização pois não é simulado como, nem quando usar os golpes de determinadas faixas ainda que nos exames de faixas estes golpes seja requeridos. Penso que isto seja a industria de exames de faixas. Nas lutas pouco ou nada se usa do hapkido parecendo mais lutas de vale tudo, gostaria de uma observação sobre este tema.

Unknown disse...

Boa noite daehan tenho muito interesse em praticar o Jin Jung há alguma escola em São Paulo? Desde já agradeço

Unknown disse...

Boa noite daehan tenho muito interesse em praticar o Jin Jung há alguma escola em São Paulo? Desde já agradeço

Anônimo disse...

olá... hapkido olimpico não existe... para utilizar o nome olimpico tem que estar vinculado ao comitê olimpico. isso é fraude. abram o olho.

Unknown disse...

Gostaria de saber se existe academia de Hapkido aqui em Campo Grande-MS?
Grato!

vanderson disse...

Boa noite HELIDIANA CAMARGO, sou um dos representantes aqui no Rio Grande do Sul por enquanto não há ninguém em São Paulo, mas pelo grande prestígio que tem o hapkido JIN JUNG KWAN certamente breve terá professores interessados em levar este grande estilo a está bela cidade de São Paulo.