1º CONGRESSO NACIONAL DE HAPKIDO
2009
THE KOREA HAPKIDO FEDERATION
KWANJANG-NIM CHANG HAK KIMDeu-se inicio ao primeiro Congresso Nacional de Hapkido com o Mestre Kwanjang Nim Chang Hak Kim 9º Dan de Hapkido.
Mestre Chang faz parte da 2º Geração de Hapkido no Coréia do Sul.
Representante oficial da THE KOREA HAPKIDO FEDERATION na América Latina.
Foto final do seminario de graduação da segunda geração de Grao Mestre, Kwanjang Nim Chang é o primeiro em pé a esquerda.
Presença ao centro de Doju Nim Ji Han Jae.O congresso se realizou no Clube ACM Lapa na Cidade de São Paulo nos dia 14 e 15 de Março, sob a organização da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HAPKIDO TRADICONAL – comandada pelo Mestre Sereno.
O evento contou com a participação de diversos professores de alguns estados brasileiros dentre eles:
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, representando as cidades de Ubatuba, Guarujá, Osasco, Franca, Avaré, Cruzeiro, Arujá, Boa Esperança e Belo Horizonte mais os professores da capital da cidade de São Paulo.
A proposta desse encontro foi de unificar e oficializar professores, a representarem a entidade Kuk Sool Kwan – KSK em seus respectivos Estados e Cidades brasileiras.
No período da manhã do dia 14 de Março, houve um treino em conjunto entre professores e alunos de diversas faixas.
Comandado pelo Mestre Sereno atual 6º Dan de Hapkido, o treino se realizou na quadra do Clube ACM, com execuções de golpes com Bastão curto, onde foi possível praticar técnicas de golpes em pontos vitais e imobilizações com o próprio bastão.
Com o término do treino no período da manhã, após um intervalo de 2 horas.
Iniciou-se à tarde o congresso com a presença de Mestre Chang, todos adentraram o Tatame e procuraram ficar atentos as informações do mestre presente.
Como Mestre Chang não tem muita intimidade com nosso língua portuguesa.
Também estava presente seu filho Alberto que ao lado de Mestre Chang simultaneamente traduzia as informações do mestre, onde com perfeição cumpriu seu papel de interprete.
Mas esse detalhe foi uma atração a mais no congresso, onde todos puderam presenciar de perto as pronuncias da língua coreana.
E assim todos puderam estar um pouco mais perto da terra natal do Hapkido.
Mestre Chang e seu filho Alberto Sempre com muita seriedade, Mestre Chang se expressava com firmeza demonstrando trazer uma proposta séria ao Hapkido brasileiro.
Mestre Chang abordou temas sobre a história do Hapkido, seu fundador Mestre Young Sool Choi, o inicio do Hapkido no Brasil e a propagação da arte pelo mundo.
Mestre Chang também citou sobre mestres que contribuíram com a divulgação do Hapkido em outros paises.
Como Mestre Ji Han Jae, Bong Soo Han e outros mestres de grande importância, onde através dessas pessoas, iniciou-se a formação de federações e escolas de Hapkido.
Mestre Chang também contou sobre seu currículo no Hapkido, sua linhagem de treinamento, seu cargo no Hapkido mundial e seus objetivos como representante da Kuk Sool Kwan e da Korea Hapkido Federation.
Mestre Chang revelou suas propostas de manter o nível do Hapkido brasileiro cada vez mais alto.
Criando um cronograma de treinamento onde se devera manter uma padronização de técnicas e uniformização de movimentos.
Pois Mestre Chang acredita que se todas as escolas de Hapkido manterem uma didática de treino padronizada, todos os Mestres, Professores e Alunos poderão evoluir juntos.
Mestre Chang citou um fato de grande importância em seu congresso.
A utilização do “KI” (Energia ) nas execuções dos golpes no Hapkido.
Onde ele mesmo dia que :
- “Hapkido sem “KI” , não é Hapkido”.
Pois não é a toa que a palavra Ki esta no meio entre Hap - Ki - Do.
Jamais se deve descartar a energia Ki no Hapkido, tantos nos ataques como nas defesas.
Além da parte técnica na qual Mestre Chang se dispôs a corrigir e a ensinar para as pessoas que se dispuserem a aprender com ele.
Será cobrado e ensinado o controle da energia interior de cada praticante.
Mestre Chang também falou sobre graduações de faixas, conhecimento técnico que cada faixa deverá adquirir. Principalmente professores que detenham a faixa preta.
Onde o praticante que portar a faixa preta na cintura, deverá ter conhecimento necessário que corresponde a sua graduação.
Mas mesmo aqueles que não tiverem esse conhecimento técnico. Mestre Chang se encarregara disso, ensinando e corrigindo o necessário correspondente a sua graduação.
Bastando apenas ter humildade, perseverança e respeito com o próximo.
Pois como o próprio Mestre Chang diz:
-“Ninguém sabe de tudo”!
No término do primeiro dia do congresso, Mestre Chang quis conhecer quais os Estados brasileiros presentes e seus representantes. E através disso saber o que se ensinava em suas escolas e qual a didática de treino adotada em cada faixa.
Após o término do dia, Mestre Chang prometeu para o dia seguinte, passar técnicas que seriam ensinadas aos futuros representantes da Kok Sool Kwan.
Pela manhã do dia 15 de Março, lá estava presente Mestre Chang e seu filho Alberto, dispostos a divulgar a proposta de trabalho da Kok Sool Kwan e da Korea Hapkido Federation.
Ao adentrar no Tatame, Mestre Chang após breves palavras, começou a demonstrar seu conhecimento técnico, em aplicações com Bastão, Faixa, Bengala, Faca, Defesa contra armamentos e aplicações em meridianos do corpo e muito mais...
A cada movimento demonstrado, Professores e Alunos presentes se revezavam em aplicações, para buscarem o aprendizado correto dos movimentos. Onde sempre pelo olhar técnico do mestre, auxiliava as pessoas com maior dificuldade nas execuções.
Após o arsenal de demonstrações técnicas do mestre. Ele solicitou que todos deveriam cumprir com a promessa de tratar o Hapkido com seriedade e jamais fazer mau uso do Hapkido, seja na academia ou na rua.
Por fim após um intervalo, houve uma pequena demonstração de exame de graduação de faixas pretas. Demonstrando os critérios solicitados pelo Mestre Chang e da Kuk Sool Kwan aos exames de Dans.
Onde os Professores José Evaristo e Eduardo do Rio de Janeiro, e Igor dos Santos do Rio Grande do Sul realizaram os respectivos critérios e avaliações para o 2º Dan de Hapkido o Mestre Leonardi Sereno de São Paulo, também se submeteu a avaliação técnica para o 6º Dan.
Todos os 4 candidatos já se encontravam preparados para a avaliação. Realizaram seus exames de graduação de faixa preta, conquistando por merecimento atingirem um nível mais alto no Hapkido.
Com o término do 1º Congresso Nacional de Hapkido, Mestre Chang junto a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional, informaram que em breve estarão disponibilizando por escrito as propostas e os responsáveis sobre a divulgação das entidades Kuk Sool Kwan e da Korea Hapkido Federation no Brasil.
E formas de contato sobre filiações e temas pertinentes ao assunto.
E por fim o 1º congresso se encerrou com um clima de amizade e satisfação. Com uma enorme expectativa de estar sendo criado a partir desse dia um trabalho forte em nome Hapkido nacional.
O BLOG HAPKIDO SÉRIO junto a Associação Hwarang Ryu de Hapkido, da os parabéns a todas as pessoas envolvidas nesse que foi um belíssimo encontro de hapkidoistas brasileiros.
Todos com o mesmo interesse, adquirirem mais conhecimento e elevarem o Hapkido no Brasil.
Desejamos que essa unificação seja um caminho de prosperidade, amizade e retorno a todos os envolvidos nesse propósito.
Nossos agradecimentos a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional por mais um belo evento onde se criou a oportunidade de todos poderem participar, livres de rejeição e indiferenças.
Agradecemos ao Mestre Kwanjang Nim Chang pela coragem de levantar essa bandeira de unificação e amizade ao Hapkido.
Agradecimentos ao seu filho Alberto, que levou com fidelidade as palavras de seu pai. Também o aluno de Mestre Chang Marcelo Ruhlan, que se disponibilizou para as execuções técnicas de seu mestre em demonstrações de golpes.
Parabéns ao dois, pois com certeza sem a presença de ambos, o congresso tomaria outro rumo.