sábado, 31 de janeiro de 2009

DIA NACIONAL DE HAPKIDO - 2009

Existe dia do Hapkido?

Sim!

Nacionalmente falando sim.


No dia 25 de Janeiro de 2009, se deu a realização da 5º edição comemorativa desse que a cada ano, vem se tornando um dia de extrema importância no calendário nacional das artes marciais no Brasil.

Mas por que justamente no dia 25 de Janeiro?

A idéia de se criar uma data comemorativa do Hapkido brasileiro surgiu em 2004.
Pela entidade recém criada Liga Nacional de Hapkido no estado de São Paulo.

Buscando uma forma de unir os hapkidoistas brasileiros, para uma comemoração nacional. Realizou-se pela Internet, uma enquête sobre qual data deveria ser estipulada como dia do Hapkido?

Onde se colocou como votações datas como: a chegada do Hapkido no Brasil, data da primeira academia de Hapkido no Brasil, e etc.

E por fim a enquête mais votada foi o dia 25 de Janeiro.
Dia esse que no ano de 1974, realizou-se o primeiro exame de faixa preta de Hapkido no Brasil.
Realizada pelo Mestre Jung Jae Park 10º Dan.

A partir da escolha, essa data comemorativa passou a ser praticada primeiramente em São Paulo e logo mais a idéia contagiou outros estados brasileiros.
Onde entidades e academias de Hapkido passaram a se organizar, para a realização de eventos comemorativos desse dia.

E no ano de 2009, não foi diferente com mais adeptos dessa festa, o dia 25 de Janeiro foi um dia de muita alegria para o Hapkido brasileiro.

Algumas cidades cumpriram com a data comemorativa, realizando encontros, demonstrações em locais públicos e convites de treino em academias.

Estiveram envolvidos os estados do Rio de Janeiro liderada pelo Prof. José Evaristo da (Ass. Carioca de HKD Tradicional), onde se realizou uma apresentação aberta ao publico na Sociedade Amigos do Chi, Ceará - Fortaleza onde o Prof. Rodrigo Dornelles da (Escola Dragões de Prata de HKD), realizou um treino especial com seus alunos e convidados, Minas Gerais – Boa Esperança, Prof. Matusalém Silva da (Acad. Arena de Hapkido), onde também realizou um treino especial comemorativo com seus alunos, São Paulo, realizou um encontro entre academias no Parque Vila Lobos, organizado pelo Prof. Reinaldo Sereno da (Federação Brasileira de Hapkido Tradicional), em Salvador na Bahia, prof.José Simões do (Clube de Arte e Luta), realizou um treino noturno ao ar livre
Também as cidades de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Arujá, Ubatuba, Salto, Itu e Guarujá, compartilharam dessa mesma data.

Algumas academias aproveitaram a data comemorativa, e realizaram além de treinos especiais, exames e entrega de faixa aos seus alunos.
Como foi o caso no Rio de Janeiro.

Em São Paulo - Capital, academias da capital e interior, realizaram um treino descontraído em parque, com a integração de alunos e professores, onde puderam trocar técnicas com parceiros diferentes e academias diferentes.

Em Salvador aproveitaram o calor do verão e realizaram um treino noturno a céu aberto.

O dia com certeza para aqueles envolvidos foi um dia especial para se vestir o “Dobok” ou “Kimono” (uniforme de treino).
Pois havia um motivo especial de se estar ali diante seus amigos de treino, onde a 35 anos atrás haviam um grupo de jovens prestes a se tornarem os primeiros faixas pretas de Hapkido no Brasil.

Com certeza, para a turma de alunos de 1974, o dia 25 de Janeiro foi um dia marcante na vida de cada um deles, assim como aqueles que prestigiaram esse dia praticando o Hapkido.

Alegre-se, pois esse foi seu dia.

O dia Nacional do Hapkido.

Parabéns.

Veja abaixo um Slide com fotos



Professor Renato.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O QUE É UM HAPKIDOKÁ?

Ham! Hapkidóka, que é isso?
Um leitor desse blog me perguntou se a palavra hapkidoka não estava errada?
Como já algumas vezes cheguei a publicar matérias, ferindo aos praticantes de Hapkido como hapkidókas.
Através disso realizei um estudo mais profundo dessa palavra e venho a vocês leitores a tentar explicar o motivo dessa expressão hapkidoka para aqueles que não conheçam é claro.
Para termos uma melhor compreensão disso, necessitamos voltar ao tempo para entendermos como esse termo surgiu.

Em um país atormentado durante muito tempo por guerras e conflitos, no Japão existia um rigoroso código ético não-escrito, conhecido como Bushido. Praticado pelos Bushi ou Samurais.
Onde visava o adestramento do soldado para as batalhas na qual um grande guerreiro deve-se se portar com firmeza, lealdade, coragem e ser perseverante em busca da perfeição técnica e espiritual.
Era o Bushido esse código de honra, que fornecia parâmetros para se viver e morrer com dignidade no campo de batalha.
Esse código estava presente e embutido nas modalidades de lutas de guerrilha chamadas de Bujutsu
Sim lutas de guerrilha não Artes Marciais, pois como o próprio nome diz:
Arte Marcial ainda não existia até o momento no Japão. Praticava-se a Arte da Guerra, penas os soldados samurais e não pessoas comuns.

O Bujutsu era um conjunto de disciplinas marciais que englobavam o Kenjutsu (técnica da espada), Iaijutsu (técnica de desembainhar a espada), Sojutsu (técnica da lança), Kyujutsu (técnica do arco), Naginatajutsu (técnica da alabarda), e entre ela o Aikijujutsu (técnica suave com harmonização do ki), etc.
Dentre esses nomes o que nos parece mais familiar não seria o “Aiki Jujutsu”?
Sim!
Essa foi à modalidade que Mestre Young Sool Choi aprendeu com seu Mestre Sokaku Takeda no Japão (considerado um dos últimos Samurais do país).
Mas o que isso tem a ver com o tal do hapkidoka?
Pois bem.
Para aquele que assistiu o filme O Ultimo Samurai de 2003, passara a entender melhor como isso ira se desferir...
A partir do Xogunato Tokugawa (século XVII), com a estabilização e pacificação do Japão, o Bujutsu começa a perder sua importância como instrumento de guerra e a ganhar uma conotação mais formadora e educacional.
Após a restauração Meiji, que terminou com o Xogunato (era samurai) e a sociedade estratificada, a classe guerreira deixou de existir e, assim, nada mais restava das antigas circunstâncias que sustentavam as tradicionais técnicas de guerra.
Elas haviam perdido completamente seu propósito original.
A conturbada transição social e a crise da classe samurai imposta pela renovação foi em parte a oportunidade de se direcionar os treinos de luta para uma outro patamar.
Percebeu-se então que a Arte da Guerra poderia se tornar em Arte Marcial. Uma educação física e mental, que proporcionaria mais disciplina e adestramento a todas as pessoas.
Mas como manter o respeito e a educação as pessoas que passariam a praticar uma modalidade de luta de contato?
Baseado no antigo código de honra dos samurais “Bushido”, surgiu o “Budo”.

Budo pode ser traduzido como caminho das artes marciais, BU significa "marcial" ou "militar" e DO "caminho".
Todas as artes marciais são chamadas de Budo, claro desde que estas possuem conotação filosófica.
A partir daí as artes marciais japonesas, passaram a carregar a palavra “DO”, como o Ju Do, Karatê Do, Ken-Do, Kiu Do, etc.
Essa nova disciplina educacional, passou a ser bem aceita pelo governo japonês. Introduzindo determinadas modalidades, como disciplinas curriculares nas escolas. Exemplo disso foi o Ju Do e o Karatê Do.
Um tempo depois outros países como a Coréia do Sul, passaram a sofrer as mesmas mudanças e transformações culturais, e em relação às Artes Marciais começaram a impor a mesma disciplina e educação.
Foi daí que antigas modalidades coreanas como: o Taekyon, Sipalki, Geon Gon Kwan, etc,
passaram a adotar a conotação “DO” de caminho, como o: Taekwon Do, Sipalki Do, Hankun Do, Hapki Do e outras modalidades.

Por fim o Budo passou a ser usado como uma ferramenta de disciplina e respeito dentro das academias de Artes Marciais. Procurando obter uma mente e um espírito forte e saudável.
E como praticamos o Budo?
Lembra-se que ao iniciar e encerrar seus treinos de Hapkido você e seus colegas fazem uma reverencia a foto do fundador ou a saudação à bandeira?
Lembra-se de quando você entra e saiu do Tatami você faz uma pequena reverencia?
Lembra-se que quando você inicia ou encerra as execuções de golpes com o seu parceiro de treino ambos se curvam fazendo uma pequena saudação?
Pois é! Isso é Budo.
E o respeito que você tem com seus professores e mestres, é o respeito ao cumprimentar o colega de treino, é o respeito pelo recinto marcial, é o respeito com seu uniforme de treinamento, é o respeito com sua faixa, é o respeito com você mesmo.
Você faz isso com freqüência?
Sim!
Então você é um Budóka. Ou seja é aquele que pratica além da Arte Marcial.
E aquele que pratica o respeito de um verdadeiro artista marcial.
E o Budo pode estar presente independe da Arte Marcial e sua nacionalidade. O Budo pode estar presente no Hapkido, no Kung Fu, no Muay Thai, na Capoeira é uma regra geral para todas as modalidades.
Mas infelizmente nem todos os praticantes de Artes Marciais seguem o Budo. Tornando seus treinos em uma coisa vazia sem filosofia, se transformando em um galo de briga oportunista utilizando o nome da arte como currículo para ganhar dinheiro.
Antes de aprender a lutar seja lá qual modalidade for, procure se tornar uma pessoa educada. Pois uma pessoa educada adquire respeito, e uma pessoa respeitada é bem recebida a onde ela for.
Seja ela faixa branca ou preta, respeito é o segredo.

Seja você mais que um hapkidoista. Seja um hapkidóka!
Seja uma pessoa que pratica um Hapkido de respeito!
"BUDO"
Material de estudo e elaboração dessa matéria:
Livro: Mitos - Deuses- Mistérios Autor: Peter Payne Editora: Del Prado

Professor Renato

SEÇÃO FILME

Olha ai uma indicação de filme aos amantes de Artes Marciais
Boa pedida do gênero
O PROTETOR

A Ásia mandou seu novo dragão de filmes de artes marciais.
Para quem nunca ouviu falar, apresento-lhes “Tony Jaa”
Panom Yeerum ou Tony Jaa nasceu em 5 de Fevereiro de 1976, na província de Surin, Tailândia, mais conhecido no ocidente como Tony Jaa, é um professor de artes marciais, ator, coreógrafo e diretor.
Tony Jaa foi eleito o melhor lutador dos cinemas desde Jackie Chan e Jet Li. Ficou conhecido na sociedade americana graças aos filmes Ong Bak e O Protetor.
Mas foi em O Protetor que Tony Jaa viu seu nome estourar nas telas do cinema.
Pelo seu grande feito em O Protetor, Jaa ganhou o carinho de inúmeros fãs que não perdem nenhum filme do ator.
Praticante de Muay Thai, Taekwondo, Krabi Krabong e Hapkido.
Tony Jaa conseguiu um fato inédito: inovar e dar fôlego aos filmes de artes marciais, uma categoria que já está esgotada aqui no ocidente.

Sinopse do filme
Um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos... Kham, um jovem lutador, precisa ir para a Austrália recuperar seu elefante roubado por uma máfia oriental de trafico de animais. Com a ajuda de um detetive, Khan tem que lutar contra todos, incluindo uma gang liderada por uma mulher maligna e seus dois guarda-costas mortais.

Apesar da boa ação do filme do começo ao fim. A história dos elefantes meio que caiu no ridículo por aqui no ocidente. Visto que muita gente que não conhece a cultura oriental.
Ao invés de se informarem, acabam limitadas a “gozar” com o filme.

Mas o que o filme trás de interessante?

Esse filme trás uma dinâmica de ação diferenciada, principalmente o posicionamento das câmeras de vídeo.
Na qual acompanham passo a passo os golpes do lutador.
Ao meu ver em O Protetor tem uma cena das mais belas feitas em filme de luta.
Nosso herói Tony Jaa lutando com um Capoeirista dentro de um tempo envolto de labaredas de fogo.

Outra sena que chama muita atenção.
Tony Jaa luta com mais de 50 homens. Nesse ponto do filme que Jaa demonstra suas habilidades de Hapkido.

Executando torções, projeções de todas as formas.
Apesar da cena ser de extremo exagero, com certeza aos praticantes de Hapkido poderá perceber execuções de golpes que de fato poderiam provocar lesões muito próximas demonstradas no filme.

Tony Jaa, já esta sendo considerado o mais novo astro dos filmes de luta.
Ele diversifica bastantes as execuções de golpes, momento ele demonstra sua habilidades como Muay Thai, horas como Taekwondo assim como o Hapkido.
Tony Jaa é um excelente praticante de artes marciais, e basta ver as imagens para se confirmar tal fato.

Veja abaixo cenas do filme:


Execuções de Hapkido de Tony Jaa


Tony Jaa lutando contra Capoeirista

O filme foi lançado aqui no Brail em 2006, mas ainda é possível encontrá-lo nas locadoras, recomendo aos fãs do gênero.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DIA NACIONAL DE HAPKIDO

Venha você e sua academia participar desse encontro anual de hapkidoistas em São Paulo.

Para a celebração do dia nacional do Hapkido.
Outros estado brasileiros como Rj - Mg - Po - Ba estão se organizando para a realização desse dia em suas respectivas cidades.

Esse evento contara com a participação e diversas entidades e estilos de Hapkido.
Onde se realizara um treino em conjunto criando a oportunidade de novas amizades.

Será Gratuito!

Dia 25 de Janeiro
Parque Vila Lobos - São Paulo
9:30 hs
em frente ao posto policial

Maiores informações:
Mestre Sereno
Leonardi_rei@hotmail.com

Oranização:
Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT

CURSO DE BASTÃO RETRÁTIL

O Curso de Bastão Retrátil Internacional é um método de treinamento que possibilita treinar praticantes de Artes Marciais, Policiais Civis e Militares, assim como pessoas preocupadas com sua segurança pessoal e de terceiros, levando-as a ter conhecimento de técnicas realmente eficazes para controlar situações em que o uso do Bastão Retrátil se faz necessário.

O curso será realizado com o Mestre Dayverson Wágner, Choong Sabom – 7º Dan Hapkido / Taekwondo / Kobudo.
Instrutor da Policia Militar RJ / Militar do GAT (Grupo de Ações Taticas da Policia do RJ), Instrutor da policia da Argentina.

CURSO DE BASTÃO RETRÁTIL - ISA BRASIL
DIAS: 17 e 18 DE JANEIRO DE 2009
QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR!!!
INSCRIÇÕES NO CLUBE DE ARTE E LUTA
TEL: (71) 3233-8576

Informações :
hapkidosimoes@ig.com.br
ou

1º CONGRESSO DE HAPKIDO 2009

THE KOREA HAPKIDO FEDERATION

Kwanjan Nim Chang estará oficializando mestres e professores para representarem a KHF - Korea Hapkido Federation, nos Estados e Cidades.

Já existem confirmações para esse evento, representantes da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e cidades como Ubatuba, Cruzeiro, Avaré, Itu, Guarujá e Grande São Paulo.

Requisitos para representar a KHF
- Ser professor de Hapkido;
- Seguir o cronograma da Kook Sool Kwan;
- Divulgar a Kook Sool Kwan e a KHF;
- Ter uma estrutua para promover seminários, Workshps,demonstrações e
campeonatos;
- Estar com suas anuidades quitadas.

Os interessados em conhecer a (Kook Sool Kwan) e as informações de filiação e representação da KHF entre em contato.
Mestre Sereno
Leonardi_rei@hotmail.com

O congresso será realizado:
Dia 14 e 15 de Março inicio 9:30 hs
Local: Av. Luiz Góes, 877 – Vila Clementino – metrô Sta. Cruz
Será Gratuito!
Organização:
Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT





quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

NOVIDADES PARA 2009

Olá amigos do Hapkido.

A Associação Hwarang Ryu de Hapkido inicia o BLOG HAPKIDO SÉRIO, trazendo novidades para esse 1º Semestre de 2009.

Algumas entidades como Federações, Associações e Comitês, na qual entramos em contato, estão prometendo grandes eventos para esse ano que se inicia.

Congressos nacionais , Cursos , Workshops , Festivais , Seminários , Eventos de divulgação , Torneios e Campeonatos.
Este ano teremos a presença de figuras importantes da história do Hapkido mundial no Brasil.

Também para 2009, o BLOG HAPKIDO SÉRIO trará matérias de grande interesse aos amantes do Hapkido.
Teremos entrevistas com Mestres, Divulgação de livros de Hapkido, Histórias de Mestres consagrados, Entretenimento e muito mais.

Nos da Associação Hwarang Ryu de Hapkido, marcamos esse compromisso de divulgar o trabalho de pessoas que assim como nos amamos o Hapkido.
E isso deve ser divulgado, passado a diante.
Reconhecendo o trabalho de pessoas que se dedicam tanto para elevar o nome do Hapkido no Brasil.
Para que hoje e no futuro se construa uma estrutura firme e forte do Hapkido nacional.

Feliz ano novo a todos!

Professor Renato.